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Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Muito a fazer ainda

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A Travessia Urbana das BRs 163/364 é um dos grandes gargalos do trânsito em Rondonópolis. Afinal, é no trecho urbano dessas rodovias que cortam a cidade que ocorrem grande parte dos casos de morte no nosso trânsito.
O município de Rondonópolis cresceu margeando essas duas rodovias federais e, por isso, elas fazem parte do cotidiano de grande parte da população. A fim de se chegar a bairros ou áreas industriais, o tráfego urbano de veículos se mistura ao tráfego de longa distância, gerando muitos perigos aos moradores.
Não por menos que uma grande luta nas últimas décadas tem sido o de melhorar e ordenar esse tráfego de veículos na Travessia Urbana, com melhorias em infraestrutura. Muitas intervenções foram conquistadas, mas ainda há muito a se fazer em torno desse trecho urbano das nossas rodovias.
Uma esperança agora, conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA, é que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou o edital para contratação de empresa que fará a duplicação da BR-364 no trecho entre o Trevão e o córrego Lourencinho. Espera-se que, até o fim deste mês, a nova empresa esteja definida.
Essa duplicação vai ajudar muito, considerando que esse trecho entre o Trevão e o córrego Lourencinho é marcado por corriqueiras mortes de trânsito. No entanto, queremos falar que também se faz necessária a duplicação da BR-163 no trecho entre o Trevão e a Nortox, hoje também em pista simples e com acessos a empresas bastante complicado.
Outra demanda na Travessia Urbana é referente a necessidade de construção de passarelas e passagens inferiores no trecho da BR-364/163 entre o Trevão e o posto da PRF. Essas benfeitorias evitariam que pessoas continuem arriscando a vida para atravessar a pé as rodovias, ou mesmo em veículos de passeio, em meio ao trânsito pesado de carretas e caminhões.
Aliás, vale lembrar que, mesmo duplicado, o trecho da BR-364, na saída para Cuiabá, entre o antigo aeroporto e o posto da PRF, até hoje não conta com iluminação pública.
Na condição de importante entrocamento viário, Rondonópolis merecia e merece mais dignidade e melhores condições nas rodovias federais que cruzam o seu solo. Não podemos contentar com o improviso, o mal feito ou o inadequado!

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