25.8 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

A força comunitária

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Amanhã sexta-feira (2), Rondonópolis recebe uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que pretende debater o movimento comunitário no Estado. Na mesma data, e aproveitando que no dia 2 são celebrados o Dia do Comunitário Estadual e o Dia do Comunitário Rondonopolitano, haverá homenagens para líderes de bairros e também autoridades. A importância do líder comunitário para o desenvolvimento das cidades é indiscutível. É por meio das associações que moradores podem fazer uso de um interesse comum: melhorar as condições gerais e o bem-estar da população.
Às vezes os problemas parecem grandes demais para serem resolvidos sozinhos. Quase sempre vem aquela sensação de impotência, de não poder fazer nada. Imagina, então, quando esses problemas são a pobreza ou a falta de serviços básicos de toda uma comunidade. E nestes casos, ninguém melhor do que os próprios moradores para conhecer bem os problemas, melhor do que qualquer político ou qualquer demagogo que queira se aproveitar para tentar reconhecimento perante aquela comunidade. O movimento comunitário, em geral, luta pelos interesses dos moradores, fazendo pressão junto ao poder público para que a localidade usufrua dos seus direitos: à saúde, à infraestrutura urbana, ao lazer, à educação etc. A união de moradores representa as pessoas de um local específico perante as autoridades do município, dando voz às suas reclamações e dúvidas, exercendo o papel de mediadora entre os órgãos públicos e os moradores.
A importância do movimento comunitário é inquestionável, agora, há de se concordar que o Dia do Comunitário, com a presença de ilustres figuras políticas matogrossenses, pode também ser usado de outra forma. Com tantos comunitários juntos, não existe oportunidade melhor para cobrar as promessas de campanha, recursos, obras e benfeitorias para os bairros da cidade. Afinal, embora alguns acreditem que ser um líder comunitário é apenas atuar pensando em uma futura cadeira no Legislativo, a sua função verdadeira é cobrar e lutar por tudo aquilo que é de direito dos moradores de sua região. Esperamos que a audiência pública sirva, acima das fotos e das homenagens, como um importante momento para debater o movimento comunitário no Estado e cobrar, pessoalmente, aqueles que são momentaneamente os detentores do Poder.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img