23.5 C
Rondonópolis
 
 

E começou o inverno…

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O inverno no Hemisfério Sul começou ontem (20) oficialmente às 19h34, no horário de Brasília, quando ocorreu o solstício de inverno. Pelo que a meteorologia indica, será um período com agasalhos fora do armário. A maioria das áreas da Região Centro-Oeste teve um outono diferente, com menos chuva do que a média histórica. A exceção foi o Mato Grosso do Sul que teve chuva muito acima do normal em maio, o que causou prejuízos para a agricultura e infraestrutura no Estado. Aqui em Mato Grosso, também tivemos chuva em menor quantidade e a estiagem começou bem mais cedo, amenizada por chuvas inesperadas há algumas semanas. Agora, a situação já retomou ao que estamos acostumados: tempo seco. O que esperar então deste inverno?
A preocupação neste período sempre fica por conta das tradicionais queimadas, que já começaram. No último sábado, por exemplo, uma queimada próxima ao Parque de Exposições deu muito trabalho para ser controlada pelo Corpo de Bombeiros. A fumaça, claro, afetou diversos bairros e deixou muita gente incomodada, principalmente as que sofrem com problemas respiratórios.
É bom que comecemos a fazer nossa parte, para que o inverno não seja um caos. As previsões apontam para clima ameno, com pouquíssima chuva e um clima bastante seco. Tudo isto aliado às queimadas, o que não é uma combinação nada saudável.
A nossa parte é, além de não provocar nenhum tipo de queimada, seja na zona rural ou seja na urbana, denunciar quem pratica este ato. Até mesmo colocar fogo naquelas folhas inocentes após varrer o quintal é crime. Pode parecer inofensivo para quem faz, mas para quem tem, por exemplo, rinite, é um terror. Por isso, pra enfrentar este período além de agasalhos, precisamos de consciência.
O inverno sempre é muito contestado, para uns, as condições melhoram, enquanto para outros, pioram. O fato é que todos acabam sendo afetados por essas variações do clima de forma direta ou indireta. O produtor rural, em especial, deve ficar ainda mais atento ao clima, pois as condições de desenvolvimento das lavouras devem ser diferentes das observadas nos últimos anos.
Além de todos os cuidados recomendados, lembremos também neste inverno da população que não tem agasalhos ou cobertores, e também daqueles que estão em situação de rua. Um olhar humano cai muito bem neste inverno! Vamos nos aquecer, aquecer o próximo e tentar passar por esse período da melhor maneira possível. Para quem gosta, bom inverno!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img