23.2 C
Rondonópolis
, 23 maio 2024
 
 

Transporte esquecido

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O transporte público em Rondonópolis é algo literalmente deixado em segundo plano pela gestão municipal. Ao longo dos últimos 15 anos, o transporte coletivo local não teve os investimentos necessários e, consequentemente, não conseguiu acompanhar o crescimento do município e enfrentar os seus concorrentes. Com o aumento da renda da população e da oferta de crédito no País, grande parte dos usuários adquiriu o meio de transporte próprio, seja motocicleta ou automóvel.
A verdade hoje é que o transporte público em Rondonópolis tem um enorme desafio pela frente para conseguir se estruturar, reerguer e reconquistar a clientela de usuários novamente. O pior é que faz cerca de 2 anos que a concessão do transporte público na cidade está vencida, fazendo com que a empresa do setor opere em caráter emergencial. A empresa que realiza o serviço vive, dessa forma, um momento de insegurança, pois não sabe se ficará ou não. Enquanto isso ela fica sem poder fazer investimentos, sem traçar um plano para o segmento.
Quanto mais tempo demora a licitação mais a população tem de conviver com um serviço de má qualidade, pois a empresa atual teme fazer melhorias e, depois, não continuar no mercado local. Apesar dos malefícios dessa situação, estranhamente a Prefeitura vem demorando demais para fazer a publicação do edital para a abertura do processo licitatório do transporte coletivo da cidade. Parece não querer que a licitação ocorra. Será por que? É a pergunta que não quer calar.
A realização da nova licitação é crucial para definir novos investimentos e estruturas para o transporte público que queremos e precisamos, com as metas a serem seguidas. Não podemos esquecer que, para avançar, se faz necessário que o serviço conte, por exemplo, com um terminal urbano de passageiros, com oferta de abrigos em número suficiente, com veículos com ar-condicionado e adaptados a pessoas com deficiência e com frequência de 20 em 20 minutos em cada linha.
Como está atualmente, a tendência é cada vez mais o transporte público em Rondonópolis continuar definhando, apesar do constante crescimento urbano do município. Isso é extremamente prejudicial porque, com isso, provoca uma sobrecarga no trânsito local, com congestionamentos, morosidade no deslocamento, falta de vagas para estacionar, entre outros problemas.
A Prefeitura precisa sair dessa letargia quanto ao transporte público municipal com celeridade, antes que seja tarde demais e se torne um sistema totalmente inviável.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Bolão em Rondonópolis fatura quase R$ 5 milhões na Dupla Sena

Apostadores de um bolão feito em Rondonópolis ganharam o prêmio de R$ 4.838.907,32 ao acertarem seis números da loteria...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img