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Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Ano difícil…

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O ano de 2015 foi praticamente perdido em se tratando do projeto de duplicação da BR-364/163 entre as cidades de Cuiabá e Rondonópolis, sob a responsabilidade do Governo Federal. Desde o começo do ano, o Jornal A TRIBUNA alertou que as empreiteiras responsáveis pelas obras estavam com os pagamentos atrasados diante da crise político-econômica enfrentada pelo governo.
Ao longo do ano, infelizmente, a situação não se alterou em relação às obras nesse importante trecho, que agora estão totalmente paralisadas. O único trecho que avançou nos serviços até este fim de ano foi entre as cidades de Jaciara e a Serra de São Vicente, com o consórcio liderado pela empreiteira Sanches Tripoloni. O trecho entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, praticamente, não teve avanço algum.
Não é para menos que o surgimento desse problema nas obras de duplicação foi a grande decepção do ano, considerando que a população da região tinha muita esperança de que em breve o principal trecho rodoviário do estado estivesse totalmente com pistas duplas. Para piorar, os usuários da rodovia começaram a pagar o pedágio na BR-163, mas se depararam com uma rodovia em péssimo estado no trecho Rondonópolis-Cuiabá.
Quando tudo parecia acenar para uma mudança de realidade, os mato-grossenses se depararam mais uma vez com sua triste “sina”, pra dizer o mínimo, de sofrer com os eternos problemas em obras públicas. Nesse sentido, não podemos esquecer que várias medidas foram articuladas ao longo do ano para agilizar os pagamentos às empreiteiras, mas sem sucesso algum.
Com a crise, vem sendo articulada uma priorização de certas obras de fundamental importância para o País, mas o problema é que vem esbarrando em limitações burocráticas, uma vez que é preciso obedecer a uma fila para os pagamentos pendentes. Assim, desde novembro, conforme já noticiado pelo A TRIBUNA, vem sendo negociada uma medida para que os pagamentos sejam feitos por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Agora a esperança é que, finalmente, o Governo Federal possa dar uma resposta definitiva quanto aos meios para viabilizar os pagamentos para as empreiteiras que atuam no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, o mais movimentado do estado. O senador Wellington Fagundes, inclusive, informou que essa resposta sairá até 11 de janeiro próximo.
Tomara que 2016 seja melhor para a duplicação da BR-163/364 nesse importante trecho. Torcemos para que essas importantes obras possam ser retomadas até o próximo mês de abril, após o término do período chuvoso. E que, no fim do próximo ano, possamos estar contando nesse espaço uma história diferente: de superação e de avanços quanto ao sonho da duplicação do trecho Rondonópolis e Cuiabá!

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