20.6 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Prevenir ou remediar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O velho ditado popular diz que sempre é melhor prevenir do que remediar. Essa lição foi constatada nacionalmente com a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013, que resultou na morte de 242 pessoas durante um incêndio. Na época, muito se falou sobre a necessidade de as empresas investirem em preventivos e de uma maior fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros, Prefeituras, e outros órgãos responsáveis.
É sempre assim. Na época da comoção, muito se fala em mudanças e, depois, tudo se acalma e volta aos problemas rotineiros. Em Rondonópolis, felizmente, não há registro de pessoas mortas em função de incêndios em imóveis nos últimos anos. Contudo, alguns sinistros geraram preocupação em função da maior gravidade, sendo um registrado em várias lojas em 2009 no centro comercial e outro registrado em um supermercado nesta semana.
Situações como essas são um alerta para que as empresas possam investir em prevenção contra incêndios, buscando ter os projetos de combate a incêndio e pânico, com os equipamentos preventivos necessários e tendo em seu quadro pessoas treinadas para o combate inicial do fogo. Uma reportagem do Jornal A TRIBUNA mostrou ontem a necessidade de as empresas locais se adequarem às normas existentes, assim como de haver uma maior fiscalização por parte da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros.
No entanto, ainda conforme exposto na reportagem do A TRIBUNA, não basta apenas exigir dos empresários. Há uma reclamação geral nos últimos anos da falta de estrutura do Corpo de Bombeiros para fazer a análise/liberação de projetos de combate a incêndio e pânico na cidade, com longa demora. O número de analistas existente não consegue atender a demanda do município e, com isso, quem sai perdendo é a população, com alvarás provisórios e empresas com até dois anos aguardando a aprovação final.
Diante desse quadro preocupante, convém que os nossos parlamentares pleiteiem junto ao novo governador uma melhor estruturação por parte do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis, dotando-o de condições de liberar os projetos que lhe cabem em tempo hábil e fazer as fiscalizações devidas. Afinal, sempre é melhor prevenir…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img