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Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Ainda não foi em 2014

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O ano de 2014 está perto de chegar ao fim e, novamente, a promessa de conclusão da MT-040, rodovia alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal, não será cumprida pelo Governo do Estado. Há anos que a sociedade de Rondonópolis e região vem cobrando essa alternativa de tráfego em relação à BR-364/163, com fluxo intenso de veículos pesados.
Até hoje já foram tantos acordos, prazos, garantias e promessas em relação à conclusão da MT-040 que a população acaba ficando desacreditada em relação a essa obra. A última garantia era de que as obras no trecho restante seriam retomadas a partir de maio deste ano, o que não se concretizou até hoje. São apenas 77 quilômetros pendentes, mas, mesmo assim, o governo não tem sido capaz de dar conta da sua conclusão.
Vale ressaltar que três dos quatro lotes do trecho restante já estão com as licitações concluídas há tempos, com recursos garantidos pelo programa “MT Integrado”. Mesmo com pagamentos de serviços anteriores já efetivados e várias articulações do governo, as empresas preferiram tocar outras obras e não retomaram os serviços na MT-040. Além disso, existe ainda o lote 1 das obras da rodovia, que teve de passar por nova licitação, mas que até agora o governo tem passado poucas informações sobre situação.
O desalento somente não é completo, porque a conclusão da MT-040 está com recursos garantidos. A pergunta que se faz agora é: será que essa rodovia será concluída em 2015, primeiro ano de novo governo estadual? A resposta dependerá, novamente, do engajamento da sociedade, principalmente do Comitê Pró-Rodovias, formado por membros da sociedade civil, cobrando e fazendo gestão junto ao novo governador.
Pedro Taques, o novo governador eleito, já anunciou que fará uma auditoria geral nas principais pastas do Governo do Estado a partir de janeiro próximo. O Comitê Pró-Rodovias terá um novo trabalho em 2015, devendo ficar alerta para que a MT-040 não fique em segundo plano. Caso contrário, a conclusão da MT-040 corre o risco de ficar para 2016…

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