23.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Exemplo que vem de Goiás

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A época em que Rondonópolis sediou a feira de tecnologia agrícola Agrishow Cerrado foi de muitos negócios, ânimo e grandes resultados para a sociedade local. A exposição, realizada no parque de exposições de Rondonópolis, impressionava pelo número de expositores, de visitantes e pelo volume de negócios gerados. Foi uma parceria entre a Fundação MT e os detentores da marca Agrishow, entre eles a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Contudo, veio o tempo de dificuldade econômica em grande parte do agronegócio brasileiro, por volta de 2006, que se abateu sobretudo em meio aos produtores de grãos, inviabilizando a realização da Agrishow Cerrado, em Rondonópolis, e de outras versões da Agrishow que se espalharam no interior do Brasil, como a Agrishow Comigo, em Rio Verde (GO). A Agrishow continuou sendo realizada apenas em Ribeirão Preto (SP).
Apesar do mesmo desfecho, as cidades de Rio Verde e Rondonópolis tiveram rumos diferentes em relação ao futuro desse tipo de feira de tecnologia agrícola, com dinâmicas de campos e participação de fabricantes, trazendo as novidades do setor. Os representantes de Rondonópolis, infelizmente, dormiram no ponto, esperando uma melhora da economia agrícola e, depois, na dependência de um interesse dos organizadores da Agrishow em retomar a feira em solo local.
A Fundação Mato Grosso, que realizava a Agrishow Cerrado em parceria com os detentores da marca, não demonstrou interesse, desde então, em realizar um evento de tal magnitude. Tinha condições para fazer isso sozinha, com outras parcerias… Nos últimos anos, restou ao Sindicato Rural de Rondonópolis, dono do parque de exposições local, entrar em uma grande luta, como que mendigando o reconhecimento do potencial da cidade, para retomar a Agrishow local, que até agora não trouxe resultados.
Em Rio Verde, a visão foi outra! A Comigo, forte cooperativa de lá, apostou no contrário. Não ficou na dependência dos detentores da marca Agrishow e apostou no potencial que tinha, começando uma feira com características semelhantes, mas com marca própria, novo nome. Criou-se a Tecnoshow Comigo, que, no início, formou-se pequena, meio que desacreditada… Mas em poucos anos, a exposição técnica de Rio Verde se tornou um sucesso, com atual R$ 1,4 bilhão de negócios e cerca de 100 mil visitantes.
Rondonópolis e Rio Verde (GO) tinham feiras com potenciais similares, porém, reagiram de forma diferente em relação aos desequilíbrios econômicos do agronegócio. Na verdade, os goianos, mais uma vez, nos mostraram a importância de mais ousadia, atitude e menos dependência dos outros, o chamado espírito empreendedor. Com a capacidade técnica e econômica de Rondonópolis, a existência de uma outra feira de tecnologia agrícola de sucesso, com um novo nome e de forma independente, quem sabe “Agroshow MT”, poderia ser realidade hoje. Infelizmente, perdemos o bonde da história nesse episódio e ainda estamos ameaçados em vê o Agrishow Cerrado ir para Cuiabá…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img