15 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Em busca da igualdade no Brasil

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O tema racismo no Brasil ainda é um tabu. O Brasil, apesar de ser um país livre e democrático, ainda convive com problemas de preconceito, com relação a cor de pele,mas de forma velada ou disfarçado, até mesmo pelo fato de racismo ser crime em nosso país. Se não houvesse racismo no Brasil, não haveria motivos para criminalizar este problema.
No Brasil, o racismo velado aparece em muitos momentos, o negro quando compete no mercado de trabalho com o branco sempre está em desvantagem, basta ver grande parte dos relatórios de emprego no país, que mostra o branco ocupando as melhores vagas e de quebra com faixas salariais maiores. Na realidade, os executivos de algumas empresas brasileiras, apesar de negarem, levam sim, em consideração, a cor da pele na hora de contratar. E bom deixar bem claro que não são todos, apenas uma parte, e isso talvez reflita nas estatísticas.
Também é preciso emendar que o número de negros, devido a questões de ordem social e a falta de oportunidade de formação, que chega ao nível superior de grau de instrução ainda é menor do que de branco.
Outro detalhe que chama a atenção é o fato de algumas empresas utilizarem como critério de seleção em suas análises para contratar o termo “boa aparência”. O problema é que para muitos “boa aparência” é apenas alguém com padrão de beleza europeu, no caso olhos claros, pele clara e cabelos claros, sendo que é preciso levar em consideração que a cor de pele não poderia ser considerado motivo de boa ou má aparência. O que chama a atenção é que a aparência em muitos casos vale mais como critério de seleção do que a competência, as habilidades da pessoa que está sendo contratada.
Essas questões são básicas para serem discutidas não somente no dia de hoje (consciência negra) como em todos os dias do ano.
Está mais do que claro que o Brasil precisa é acabar de uma vez por todas com esse racismo velado. O que se quer aqui não é a abertura de mais oportunidades para negros ou brancos, o que se pede neste momento é que dê as mesmas condições, de forma clara, a todos, independente não somente de cor, e sim de credo religioso, posição social e sexo também, que são outras práticas comuns de preconceitos (também de forma velada) que somos obrigados a ver em nosso país. O dia em que tudo isso terminar poderemos aí sim dizer, que o Brasil com toda a certeza é um país livre e democrático.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Emendas Impositivas: Presidente da Câmara protocola petição no Tribunal de Justiça de MT

A Câmara Municipal de Rondonópolis protocolou, ontem (14), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em Cuiabá, uma...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img