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Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Começo da duplicação por aqui

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Se é apenas promessa de ano eleitoral ou não, somente o tempo dirá. Mas os governos federal e estadual afirmam que as tão necessárias obras de duplicação da BR-364/163 entre Rondonópolis e Posto Gil devem ser iniciadas ainda em 2010, com a promessa de que as licenças ambientais sejam concedidas em breve e de que as licitações sejam realizadas este ano. Trata-se de um antigo sonho da população mato-grossense que aparenta que pode se tornar realidade até a Copa do Mundo de 2014.
Os recursos dessa grandiosa obra estão garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Apesar da promessa gerar esperança, o A TRIBUNA deu o alerta em sua edição de ontem dando conta que o começo das obras de duplicação está previsto a partir do Posto Gil. O primeiro trecho previsto é entre o Posto Gil e Rosário Oeste. Não desmerecendo a região médio-norte, a informação traz preocupação entre a população da região sul do Estado, já que o entendimento é que o trecho primordial e mais urgente deve ser a partir de Rondonópolis.
O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, em especial o trecho entre Rondonópolis e Jaciara, é hoje o mais problemático de Mato Grosso, em face do grande volume de carretas e do alto índice de acidentes. Vemos que o gargalo principal da obra pretendida está por aqui. Então, seria necessário que as obras começassem a partir de Rondonópolis, a fim de garantir um tráfego mais seguro e rápido para quem transita entre Rondonópolis e Cuiabá, que são as duas maiores economias do Estado e por onde circula a maioria absoluta das riquezas estaduais.
Diante dessa informação, a sociedade organizada e as lideranças políticas da região sul do Estado devem se inteirar melhor do cronograma das obras da duplicação e pressionar para que os trabalhos sejam começados por Rondonópolis, onde a demanda é maior. Assim, todos devem estar alertas para que os tão propalados benefícios da duplicação da BR-364/163 não demorem mais tempo para serem percebidos, deixando em segundo plano o trecho mais importante da obra. É crucial que o primeiro trecho da duplicação seja o Rondonópolis/Jaciara!

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