31.1 C
Rondonópolis
 
 

Um novo estudante

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Dia do Estudante foi comemorado mais uma vez neste dia 11 de agosto. Aproveitamos a data para fazer uma reflexão sobre as novas realidades que circundam o estudante brasileiro na atualidade. Uma delas é que a busca pelo conhecimento tem se ampliado cada vez mais em nossa sociedade nacional. Sempre é tempo de estudar, de aprender… Por isso, temos um número grandioso de pessoas buscando o ensino superior e a realização de pós-graduações.
Uma outra característica que chama a atenção é o perfil do novo estudante secundarista brasileiro. Diferente das décadas passadas, nós temos visto estudantes secundaristas cada vez mais despreocupados com a realidade nacional, sem ideais de mudar o mundo e focados mais em si mesmos, individualistas. É uma nova realidade que grande parte dos educadores ainda não sabe lidar: com que tipo de estudantes eles estão lidando?
Outro questionamento é quanto a qualidade do ensino do país. Será que nossos estudantes estão tendo um ensino adequado e eficaz? Temos visto que os investimentos na educação têm aumentado consideravelmente, mas é preciso mais. Investir na formação, qualificação e remuneração dos professores ainda é um grande desafio a ser vencido. Infelizmente, a maioria dos nossos estudantes sai do Ensino Fundamental escrevendo e interpretando textos com dificuldades e sem a capacidade de resolver equações matemáticas do dia a dia.
Mais uma análise é sobre as mudanças na forma de acesso ao ensino superior. Ao que tudo indica aquela velha concepção que temos, ou tínhamos, de estudantes bitolados em passar no vestibular está com os dias contados. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), baseado em áreas do conhecimento, tende a se consolidar como a forma de acesso ao ensino superior. O novo propósito é aliar a avaliação dos currículos ensinados nas escolas e não esquecer de levar em conta as habilidades e competências. Hoje um grande número de instituições já adotou o Enem como forma de acesso aos cursos de graduação.
Aliado a isso, nós temos ainda uma nova sociedade influenciando nossos estudantes, seja a partir da internet e outras tecnologia, do avanço das drogas, do consumismo, entre tantas situações. Trata-se de novas realidades que interagem e influenciam nossos estudantes e que precisam ser devidamente analisadas por nossos educadores e administradores públicos. Afinal, temos atualmente estudantes com novos perfis e demandas a serem atendidos.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img