27.5 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Mais que um dia para pensar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Hoje, é comemorado no planeta o Dia Mundial da Água (DMA). Uma data que começou a ganhar importância nas últimas décadas, pelo simples fato que o ser humano descobriu que aos poucos a água está ficando cada vez mais rara e mais difícil de encontrá-la de forma potável. O ser humano, em nome do desenvolvimento, resolveu passar por cima dos recursos hídricos sem se preocupar com o resultado final de tudo isso.

O líquido foi tratado com tanta desimportância pelo homem que, no decorrer dos anos, pouco foi feito pela preservação das nascentes e hoje não resta alternativa a não ser tentar reverter o prejuízo, algo extremamente complicado. Fora isso, os nossos rios viraram verdadeiros depósitos de lixo.

A situação da água é tão grave que hoje, em alguns países, o líquido chega a ser mais caro que um litro de combustível e encontrar água é como se fosse o resultado de uma grande busca pelo ouro, por exemplo.

A criação do Dia Mundial da Água é, de certa forma, recente. A data foi definida pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através de uma resolução de 22 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas, valendo a partir de 1993. Há de se observar, que a própria ONU demorou para perceber a situação, porém está fazendo a parte dela e lembrando a humanidade que algo precisa ser feito. Cada ano é definido um tema para data. Em 2009, a discussão será em torno da relação da água com as políticas públicas de saúde. Hoje, água de qualidade é algo intimamente ligado à saúde e essa relação não pode ser desconsiderada.

Porém, é fato que a data de hoje não pode ser lembrada pelos nossos governantes, em todas as esferas, como mais um dia de conscientização ou algo parecido, não basta pegar o dia de hoje e sair por aí fazendo uma série de campanhas de limpeza de rios ou córregos. E preciso fazer mais. No caso, os governantes precisam colocar a água como prioridade nas agendas de desenvolvimento. As campanhas de conscientização precisam ser freqüentes, talvez até diárias, o mesmo vale para o trabalho de limpeza de rios e córregos e até mesmo nascentes. Não basta apenas um dia e sim todos os dias do ano para cuidar da nossa água e isso deve ser feito agora, antes que seja tarde demais.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img