21.5 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

Divulgação científica: Acadêmicas apresentam pesquisas em encontro de observação de aves

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Da esquerda para a direita, as estudantes Thaiani Victória, Millena Catarina e Emily Siqueira (Foto – Divulgação/UFR)

Estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram, no final de semana, do 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AVISTAR).

O evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio em São Paulo e é considerado o mais importante encontro de observação de natureza da América Latina. Durante o evento, as acadêmicas da UFR apresentaram trabalhos frutos de suas pesquisas no curso.

A estudante Millena Catarina Schreiber Silva realizou uma palestra com dados provenientes do seu trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo verificar o atual conhecimento a respeito das espécies de aves encontradas em Rondonópolis, descrevendo sua composição e a riqueza.

De acordo com o resultado do trabalho, foram identificadas 386 espécies de aves, o que representa certa de 19,6% da fauna de aves do Brasil.

O trabalho da estudante foi produzido em co-autoria com a professora Keila Nunes Purificação, docente do curso de Ciências Biológicas da UFR e membro da diretoria da Rede de Mulheres na Ornitologia e na Observação de Aves.

A rede é uma iniciativa de pesquisadoras e professoras brasileiras que visa fortalecer a representatividade feminina na ciência e nos estudos de aves. Keila participou como co-autora da apresentação do coletivo durante o AVISTAR.

As estudantes Thaiani Victoria Alves dos Santos e Emily Siqueira Dias também apresentaram resumos de suas pesquisas no formato de poster. Thaiani abordou a composição, riqueza e abundância da avifauna do campus da UFR. Já Emily demonstrou as rotas de migração do pássaro sovi-do-norte no Brasil.

As três estudantes foram contempladas com o Auxílio Evento oferecido pela Universidade Federal de Rondonópolis com incentivo aos pesquisadores da instituição para participar de eventos científicos.

A professora Keila Purificação, que orientou os trabalhos apresentados, considera a participação das alunas como uma etapa muito importante para o crescimento profissional.

“Além da oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre as aves, as estudantes conheceram muitas pessoas da área da Ornitologia e ainda levaram o nome da UFR para um evento que teve a participação de cerca de 12 mil pessoas”, afirmou a professora.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img