24.1 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Após denúncia: Saúde alerta quanto ao uso correto do glicosímetro e fita de medição da glicose

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Alerta foi repassado ontem em reunião com representante da Associação Rondonopolitana de Assistência aos Diabéticos e a equipe do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Município (Foto – Wheverton Barros/Prefeitura)

A Secretaria Municipal de Saúde está orientando os pacientes que utilizam os equipamentos para medir os níveis de glicose que fiquem atentos às indicações de cuidados e armazenamento do aparelho e principalmente da fita de medição.

O alerta foi repassado ontem (22) em reunião com representante da Associação Rondonopolitana de Assistência aos Diabéticos (Arad) e a equipe do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Município (Cedero).

O médico endocrinologista Artur Emílio, coordenador do Cedero, explicou que o equipamento distribuído gratuitamente pelo município atualmente atende todos os pré-requisitos e está devidamente chancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive com a certificação mais recente exigida pela Associação Brasileira de Diabetes.

“O aparelho é muito bom, tem muito potencial. E as fitas também são muito boas. Acreditamos que alguns pacientes não estão fazendo a utilização correta dele ou até o devido armazenamento”, afirmou o médico endocrinologista.

De acordo com Artur Emílio, a fita, por exemplo, não deve ficar exposta a calor excessivo pois pode ter os componentes químicos alterados mudando o resultado dos testes.

A dúvida sobre o funcionamento correto dos equipamentos surgiu após alguns usuários relatarem, semana passada, na Câmara Municipal, diferença significativa nos resultados das contagens em relação a outros aparelhos, assunto esse que, inclusive foi objeto de reportagem veiculada pelo jornal A TRIBUNA.

Ione Rodrigues, secretária de Saúde do município, informou que todos os pacientes ou usuários dos equipamentos que notarem algum tipo de mal funcionamento ou resultados muito diferentes, devem procurar a Farmácia Central para fazer a calibragem do aparelho, para avaliar se realmente está com defeito e, se for esse o caso, fazer a troca.

Durante o encontro, ficou decidido que a Saúde vai organizar uma série de capacitações, começando para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde para orientar o correto uso e armazenamento das fitas e aparelhos glicosímetros. Posteriormente, essa capacitação também será oferecida para os integrantes da Arad e juntamente dos outros pacientes que necessitam da contagem da glicose diária.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img