29.2 C
Rondonópolis
 
 

Efeito Janela: PSB e MDB devem ficar com maiores bancadas na Câmara

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em meio à dança das siglas no período da chamada “janela partidária”, encerrada às 23h59 desta sexta-feira (5), o PSB e o MDB saem com as maiores bancadas no legislativo rondonopolitano.

A bancada do PSB, que tem como pré-candidato a prefeito Paulo José (PSB), será formada agora por sete parlamentares. Já a do MDB, que trabalha a pré-candidatura do deputado Thiago Silva para a disputa sucessória, conta com cinco.

Aberta no último dia 7 de março, a janela é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, os parlamentares em final de mandato (que neste ano são os vereadores) troquem de partido, caso assim desejem, sem o risco de serem cassados.

Até o início da noite de ontem (5), quando esta edição foi fechada, o PSB, com as novas filiações, somava sete parlamentares.

Em 2020, o PSB elegeu apenas a vereadora Marildes Ferreira que, apesar de avaliar convites para trocar de partido, acabou ficando na sigla, onde deve buscar um novo mandato em outubro deste ano na Câmara.

A bancada da legenda na Casa de Leis foi reforçada em 2022, quando recebeu a filiação do vereador Roni Magnani, que veio acompanhando o prefeito Zé Carlos do Pátio na troca do SD pelo PSB.

Eleito suplente de deputado pelo PSB, Roni, que se afastou do prefeito Zé Carlos do Pátio, após a eleição de 2022, tem dito que não deve disputar um novo mandato na Câmara.

Agora, nesta janela, o PSB recebeu a filiação, nesta sexta-feira, dos vereadores Reginaldo Santos e Batista da Coder, que junto com Roni Magnani foram eleitos em 2020 pelo SD, que fez a maior bancada naquela eleição.

Também aderiram ao partido de Pátio, no último dia da janela, os vereadores Beto do Amendoim e Kaza Grande, que vieram do PRD e DC, respectivamente.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Os dois devem compor a chapa do partido na disputa por uma das 21 cadeiras na Câmara em 6 de outubro próximo. Esta chapa deverá ter ainda a presença do vereador Cláudio da Farmácia, que trocou o MDB pelo PSB, conforme noticiou o A TRIBUNA nesta sexta-feira.

O MDB, que elegeu três vereadores em 2020 e perdeu o vereador Cláudio para o PSB, ganhou logo na abertura da janela, no dia 7 de março, as filiações dos vereadores Adilson do Naboreiro e Dr. Jonas Rodrigues, que deixaram o SD e se distanciaram de Pátio ao longo do mandato.

Outro integrante da bancada do SD que ingressou nesta sexta-feira no MDB foi o vereador Dico Sodré, o que surpreendeu muita gente.

Ainda, o MDB mantém na sua bancada os vereadores Adonias Fernandes e Investigador Gerson, que decidiu não mudar de sigla após aparar as arestas oriundas da eleição da Associação de Moradores do Conjunto São José, com o deputado Thiago Silva.

Quem também cresceu durante a janela partidária foi o PL, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado Cláudio Ferreira.

O partido liberal, que não elegeu representante para o legislativo rondonopolitano em 2020, passa a contar agora com uma bancada formada por três parlamentares, após as filiações dos vereadores Paulo Schuh, Kalynka Meirelles e Dr. José Felipe Horta, que foram eleitos pelo DC, Republicanos e Podemos, respectivamente.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Primeira vez: MT receberá atletas de 23 países durante Campeonato Ibero-Americano

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo começa em 11 dias, em Cuiabá, com atletas de 23 países. A competição será...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img