21 C
Rondonópolis
 
 

Inglês em evidência: Articulista atinge marca de 400 artigos publicados no A TRIBUNA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Na edição do sábado/domingo (16/17) do jornal A TRIBUNA, com o texto “Inglês como você nunca (ou)viu antes”, o professor e escritor Jerry Mill chegou ao seu 400° artigo sobre a presença e influência da língua inglesa na cultura brasileira, seja nas artes, na ciência ou nas coisas mais elementares do nosso cotidiano. O primeiro, segundo ele, foi “O inglês nosso de cada dia”, veiculado na edição de 7 de abril de 2002.

Para comprovar tal feito, ele tem e mantém uma lista com os títulos e datas de publicação de cada um deles, bem como três pastas catálogo com os recortes ou as cópias dos textos.

Alguns são mais curtos e outros mais longos, mas todos eles abordam algum aspecto relativo à aceitação da ou repúdio à cultura anglo-americana no Brasil e no mundo.

“O interessante é que eu não anotava ou arquivava os meus primeiros artigos, até que algumas pessoas começaram a fazer comentários sobre eles ou solicitar cópias que às vezes nem mesmo eu tinha. Só foi a partir daí que eu passei a catalogar não só os artigos, mas também aquilo que de alguma forma me interessava”, comentou.

CURIOSIDADES

De acordo com Jerry Mill, seu artigo “Sujeira, cigarro e inglês”, de fevereiro de 2005, rendeu a ele um pedido de citação numa dissertação de mestrado. “Só não me lembro mais de quem foi e nem de quando isso aconteceu”, disse.

Como a língua inglesa e o rádio eram os focos do seu próprio mestrado, ele escreveu os artigos Inglês nas ondas do rádio (março de 2005), Inglês internacional nas ondas da 105 FM (abril de 2005), Inglês no rádio FM (outubro de 2005) e Inglês em frequência modulada (fevereiro de 2012).

Outros temas recorrentes nos seus artigos são personagens históricas bastante conhecidas do grande público (marechal Rondon, Santos Dumont, Rui Barbosa, Hitler, Gandhi e Barack Obama), estilos musicais (música sertaneja, jovem guarda e bossa nova) e, claro, escritores (Monteiro Lobato, Fernando Pessoa e William Shakespeare).

Tamanha variedade e quantidade de textos permitiu a ele lançar três coletâneas com esses artigos, intituladas “Inglês no A TRIBUNA” (Foto – Arquivo/Reprodução)

INGLÊS NO A TRIBUNA

Tamanha variedade e quantidade de textos permitiu a ele lançar três coletâneas com esses artigos, intituladas Inglês no A TRIBUNA, lançadas em outubro de 2007, julho de 2012 e maio de 2015, respectivamente. Cada uma delas com mais de 40 textos.

“De lá para cá, eu já escrevi quase 200 novos artigos. O que, certamente, daria para organizar mais algumas coletâneas – uma ideia que não está totalmente descartada”, acrescentou.

OUTROS TEMAS

Além do campo da linguagem, o professor e escritor Jerry Mill já teve publicados mais de uma centena de artigos sobre o Rotary e algumas dezenas de poemas em português e principalmente em inglês, além de textos esporádicos de conotação política ou comportamental.

“O que pouca gente sabe, e, sinceramente, até mesmo eu tinha me esquecido, é que eu tive alguns artigos publicados no A TRIBUNA na primeira metade da década de 1990, quando eu ainda estava cursando Letras. Eu só os reencontrei recentemente, graças às minhas pesquisas sobre outros assuntos no arquivo da empresa”, revelou.

ESTILO ÚNICO

Dono de um estilo inconfundível, com a inclusão intencional de palavras da língua inglesa aqui e ali, uma argumentação gradativa, clara e envolvente, Jerry Mill conquistou um público leitor fiel em mais de duas décadas de colaboração com a nossa “Opinião do Leitor” e o “Cantinho do Poeta”. A ponto de ele se manifestar quando o autor se ausenta das colunas por um tempo mais prolongado.

“Isso é bom e é ruim, pois nem sempre nós articulistas temos tempo ou inspiração para produzir novos textos, mormente os dissertativos. Por outro lado, saber que há pessoas que acompanham o nosso trabalho literário e gostam do que nós escrevemos é obviamente algo que nos alegra e revigora”, disse.

QUEM É

Jerry Mill é mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT, membro-fundador e o atual presidente da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), em que ocupa a Cadeira 7, cujo patrono é Agenor Ferreira Leão. Ele tem 15 livros publicados. O mais recente é Bem-aventurado – A trajetória inspiradora do fundador do Grupo Flamboyan, lançado em dezembro de 2023.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Impositivas: Paço Municipal não paga emendas e vereadores preparam contraofensiva

Previstas na Lei de Orçamento Anual (LOA) deste ano, aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, as emendas impositivas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img