26.7 C
Rondonópolis
 
 

Debate: Vila Operária não estaria merecendo uma subprefeitura?

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Distrito da Vila Operária, que congrega diversos bairros, é uma verdadeira cidade dentro de Rondonópolis (Foto – Arquivo)

Com uma população de quase 50 mil habitantes, segundo revelou recortes do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito da Vila Operária, que congrega diversos bairros, é uma verdadeira cidade dentro de Rondonópolis.

Aliás, uma cidade com uma população superior a de 128 municípios de Mato Grosso. Isto significa que somente 13 municípios mato-grossenses têm mais habitantes que o distrito local mais populoso.

Diante disso, uma ideia que poderia levar as ações para mais próximo da população do distrito seria a implantação de uma subprefeitura, a exemplo do que já acontece em várias outras cidades de médio e grande portes do país.

No entanto, a ideia, que pode se uma forma de valorizar mais o distrito, que no passado recente houve movimentações no sentido para emancipá-lo de Rondonópolis, foi recebida de forma distinta por vereadores com base eleitoral na Vila Operária ouvidos pelo A TRIBUNA.

O vereador Reginaldo Santos (SD), por exemplo, que é líder do prefeito na Casa de Leis, avalia que não cabe este debate no momento. Segundo ele, a região hoje está bem assistida pela prefeitura e a criação de uma subprefeitura só oneraria mais os cofres municipais, com a criação de novos cargos na máquina pública.

Reginaldo Santos: “este debate não cabe no momento” (Foto – Arquivo)

“A Vila Operária tem tudo o que cabe ao município fazer. Não vejo a necessidade da criação de uma subprefeitura para atender a região. Isto geraria a necessidade de criação de cargos e mais custos”, reitera Reginaldo.

Morador do Conjunto São José, que faz parte da Grande Vila Operária, o vereador Investigador Gerson (MDB) pensa o contrário.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

O emedebista considera o debate válido, acrescentando que foi com esta ideia que ele decidiu implantar um gabinete móvel, como forma de aproximar o seu mandato da comunidade.

Vereador Investigador Gerson: “esta é uma ideia positiva” (Foto – Arquivo)

“Esta é uma ideia positiva. A criação de uma subprefeitura significa a descentralização de serviços ofertados à população. Isto é de suma importância para dar mais agilidade nos serviços e aproximar o poder público das necessidades dos cidadãos”, frisou o parlamentar.

O A TRIBUNA buscou também a opinião do vereador Roni Magnani (PSB), morador da Vila Operária e foi o mais votado na última eleição. Contudo, ele não atendeu as ligações feitas pela reportagem.

Sobre esse assunto, leia também o editorial de hoje do A TRIBUNA, aqui.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

7 COMENTÁRIOS

  1. Por isso, nesta próxima eleição, temos que analisar os candidatos, seu comportamento e histórico político….pois dependendo de quem for, vai cotinuar a mesma coisa, ou seja, Rondonopolis cada vez mais suja, feia, sem infraestrutura, trânsito caótico, e sustentando um grupinho político que há muito tempo, vem se aproveitando da vulnerabilidade, pra não dizer ignorância, da população mais carente.

  2. A descentralização tem sido utilizada apenas para criar mais cargos comissionados, para colocar os apadrinhados políticos!, parentes de vereador, amigos do prefeito, dos filhos do prefeito, etc. Tem nada a ver com a melhoria da prestação dos serviços publicos! Somos nós que estamos sustentando essa pouca vergonha! Rondonopolis precisa é de um gestor, que faça uma reestruturação na Prefeitura, para melhorar os serviços em todos os bairros. É possível, recursos temos! O que falta, é um gestor que tenha visão, diferente desse que encheu a Prefeitura de gente incompetente, e pensa que o povo nao está enxergando.

  3. Discordo ! Pra mim vila operária é um bairro de Rondonópolis e não mais um distrito, afinal está tudo emendado e hoje já nem combina esse termo distrito

  4. Que mané sub nada palhaçada para gastar mais dinheiro, coisa ridícula discutir isso Rondonópolis precisa de um prefeito administrador não um ze mané como atual, espero que nesta eleição ROO escolha alguém responsável competente não um ze mané

  5. Nenhuma cidade com menos de 1 milhão de habitantes tem que ter subprefeitura.
    Dinheiro público jogado fora. O gasto com tudo isso daria pra urbanizar até as regiões de terrenos baldios e isolados.

  6. Na realidade Rondonópolis necessita é de um prefeito bom de verdade, gestor público eficiente, pois o atual mandatário já é extremamente incompetente, imagina dois incompetentes ? Quanto mais desordem não teríamos ?

    Mas a ideia é interessante e poderia ser debatida como forma de agilizar alguns serviços públicos não centralizando tudo na Vila Aurora. Outro problema é que sem dúvidas surgiram algum ou alguns políticos inúteis cogitando a emancipação do Distrito da Vila Operária como aconteceu no passado recente, qual necessidade para a emancipação ? Criar cargos de vereadores, secretários, prefeito e você prefeitos e assim por diante onerando mais e mais o cidadão PAGADOR DE IMPOSTOS.

    Mas, seria interessante a descentralização mas sem emancipação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img