29.5 C
Rondonópolis
 
 

Conferências de debates: Estudante local aposta em projeto após temporada nos EUA

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Genuir com o embaixador Daniel Del Valle, representante permanente da Organização Internacional de Juventude na ONU, João Augusto, que também participou das conferências e Gustavo, seu irmão (Foto – Arquivo pessoal)

Depois de passar uma temporada nos Estados Unidos, onde participou de cinco conferências de debates simulados, o estudante da Escola Estadual La Salle, Genuir Esplendo de Moraes Júnior, 16 anos, quer apostar em um projeto de formação de lideranças em Rondonópolis. A intenção é promover um curso para jovens de 16 a 24 anos, com aulas sobre a realidade política e de oratórias.

O aluno da rede estadual foi o único representante de Mato Grosso a participar das conferências de Yale, em New Haven, que aconteceu entre 18 a 21 de janeiro de 2024; de Harvard, em Boston, de 25 a 28 de janeiro; da WIMUN, em Nova York, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro; da MIT, em Boston 9 a 11 de fevereiro; e da NAIMUN, Washington, que aconteceu de 15 a 18 de fevereiro.

As conferências têm como objetivo promover um debate competitivo sobre temas internacionais no qual o participante trabalha como um diplomata de uma nação em exercício nas Nações Unidas e defende o posicionamento do país que lhe foi designado.

Os jovens participantes são selecionados entre nações que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) e debatem os temas internacionais como um “diplomata”.

Ao A TRIBUNA, o estudante, que viajou com o irmão Gustavo Leônidas Esplendo de Moraes, seu treinador, ressaltou que a experiência foi muito satisfatória, uma oportunidade de se conectar com pessoas de diversas culturas, de países diferentes.

“Tive conexão com pessoas do Quirguistão, da Coreia do Sul, de vários países. Foi uma ótima experiência mesmo sendo um grande desafio, principalmente, por eu não falar inglês”, relatou e acrescentou que pode conhecer ainda embaixadores e trocar experiências com muitas pessoas.

O estudante agradeceu a população de Rondonópolis, empresas locais e o Governo do Estado que contribuíram com recursos para que a viagem aos Estados Unidos fosse possível.

Com o retorno a Rondonópolis, Genuir contou que tem a intenção de implantar o projeto “Lideranças do Amanhã”. A ideia é dar aulas de realidade política e de oratória a jovens da cidade.

Para que esse projeto possa ser realizado, o jovem está buscando apoio. Quem quiser conhecer o projeto e ajudar pode entrar em contato no [email protected].

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img