22.7 C
Rondonópolis
 
 

Ano bissexto: 19 bebês nasceram em 29 de fevereiro na Santa Casa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Arquivo)

Este ano de 2024 é bissexto e, como acontece a cada quatro anos, fevereiro tem um dia a mais no calendário. Na cidade, 19 bebês nasceram nesta quinta-feira (29) na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis.

Pela lei brasileira, elas serão registradas no dia 29 de fevereiro e, portanto, devem fazer aniversário a cada quatro anos. Mas isso não significa que a data não possa ser comemorada, já que os aniversariantes podem celebrar em 28 de fevereiro ou em 1º de março.

Além da Santa Casa, que realiza os partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondonópolis, outros dois hospitais realizam partos. Contudo, as unidades, que são particulares, não informaram o número de bebês nascidos no dia 29.

O nascimento no dia 29 de fevereiro não é nada comum, sendo considerado raro. A chance de nascer nesta data é de 1 em 1.461.

Registro de nascimento

No Brasil, a data de nascimento é determinada pela Declaração de Nascido Vivo (DNV), conforme a Lei 6.015, de 1973, que regulamenta os registros públicos.

Dessa forma, a certidão de nascimento deve conter o dia, mês, ano, local e horário precisos do nascimento, conforme registrado na DNV. Qualquer alteração, como mudar a data para o dia 28 de fevereiro ou 1º de março, é considerada crime.

Antigamente, a mudança da data de nascimento nesta circunstância era comum, mas desde 2012 uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido.

Ano bissexto

De quatro em quatro anos, salvo algumas exceções, o ano ganha um dia extra, o dia 29 de fevereiro. Isso ocorre devido ao tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol, que é exatamente de 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 56 segundos.

Essa diferença entre o calendário anual de 365 dias e o tempo real de translação da Terra, de aproximadamente seis horas, acumuladas a cada quatro anos, somam 24 horas.

Nascimentos em Rondonópolis

Ainda, de acordo com dados da Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, 653 bebês nasceram neste ano. Em 2023, foram 3.939.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições 2024: PT quer ser o “Pelé” de Pátio na corrida sucessória

No decorrer da semana, numa entrevista concedida ao programa “Bom dia Cidade”, da 104 FM, o prefeito de Rondonópolis,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img