27.4 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Números da SES: Casos de dengue em Rondonópolis seguem sob controle

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Para prevenir a dengue é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (Foto – Agência Brasil)

Apesar da disparada da dengue em Mato Grosso que ultrapassou os 7 mil casos notificados até esta segunda-feira (26), em Rondonópolis a doença ainda segue sob controle.

Na cidade, conforme o boletim epidemiológico da dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES), com a última atualização nesta segunda-feira, 113 casos foram notificados.

A quantidade vai na contramão de vários municípios da região, que já somam 1.355 casos da doença este ano, com destaque para Primavera do Leste com 567 e Campo Verde com 388.

ÓBITOS

Além de contar com 7.675 casos notificados, dos quais, 5.935 já foram confirmados, a SES confirmou esta semana quatro óbitos em decorrência da doença no Estado.

Há ainda outras duas mortes em investigação. Duas mortes foram confirmadas em Campo Verde; uma em Várzea Grande; e, mais uma em Confresa. Entre os óbitos em investigação, um deles ocorreu em Campo Verde e outro em Várzea Grande.

Apesar do número preocupante de casos da doença em Mato Grosso e em cidades da região, em Rondonópolis os números caíram neste ano. Como mostrou o A TRIBUNA recentemente, em janeiro do ano passado, 127 casos de dengue foram registrados, uma redução de 73,9% em relação a janeiro deste ano, que teve 73.

Neste mês de fevereiro, 40 casos de dengue foram notificados em Rondonópolis, número bem menor que o de fevereiro de 2023, quando 200 casos da doença foram notificados.

Mesmo com um número menor de casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde vem pedido para a população se manter em alerta em função da disparada no país e no aumento que vem sendo registrado em várias cidades de Mato Grosso.

A recomendação é para a população manter as medidas preventivas de praxe. Para prevenir a dengue é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, para isso, é importante eliminar a água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Zika e Chikungunya

Conforme o boletim epidemiológico da SES, também foram notificados em Mato Grosso, este ano, 1.498 casos de chikungunya e 93 de zika. Em Rondonópolis, um caso de zika foi notificado e nenhum de chikungunya.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img