35.7 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Equipamentos novos: Prefeitura deixa quase 700 câmeras do programa “Vigia Mais MT” esquecidas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os equipamentos fazem parte do programa Vigia Mais MT do Governo do Estado e foram adquiridas com recursos estaduais (Foto – Arquivo)

Sete meses depois de receber os equipamentos de videomonitoramento do Governo do Estado, a Prefeitura de Rondonópolis ainda nem deu início ao processo de licitação para contratar a empresa que fará a instalação e manutenção das quase 700 câmeras.

Os equipamentos fazem parte do programa Vigia Mais MT do Governo do Estado e foram adquiridas com recursos estaduais. Rondonópolis aderiu ao programa e recebeu as câmeras no dia 14 de julho do ano passado.

Na semana seguinte, a prefeitura instalou duas câmeras para testes no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Dom Pedro II, no bairro Vila Aurora. Os demais equipamentos não estão instalados e seguem inutilizados.

Ao todo, o município recebeu do estado 690 câmeras, sendo fixas, câmeras que se movimentam e ainda 40 OCRs, que são as câmeras que identificam restrições em tempo real pelas placas de veículos.

Após instaladas, as câmeras terão monitoramento em tempo real feito pelo Ciosp e as imagens permanecerão armazenadas no sistema pelo período de 10 dias.

O programa Vigia Mais MT foi criado para auxiliar, principalmente, as forças de segurança pública no combate à criminalidade. Os municípios que aderiram ao programa, como é o caso de Rondonópolis, receberam os equipamentos que foram comprados pelo governo do estado e têm a responsabilidade de realizarem as instalações das câmeras nos locais definidos pelas forças de segurança em estudo prévio, bem como garantir a manutenção do sistema.

Para isso, a prefeitura precisa abrir um processo de licitação e contratar a empresa que irá fazer tanto a instalação dos equipamentos quanto a manutenção dos mesmos. Essa etapa deve ser realizada com recursos do município.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Na última semana, o Governo do Estado informou que o Vigia Mais MT já tem 115 municípios habilitados e 7.500 câmeras entregues. Em Cuiabá e Várzea Grande, a população já conta com cerca de 430 câmeras monitorando ruas, avenidas e praças.

Procurada pelo A TRIBUNA, a assessoria de imprensa do Paço Municipal não informou os motivos das câmeras ainda não terem sido instaladas e nem uma data prevista para realizar a licitação.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img