22 C
Rondonópolis
 
 

Transporte Coletivo: Motoristas mantêm greve em último dia do contrato

Vereadores irão marcar uma agenda com o prefeito José Carlos do Pátio para tratar da pauta dos trabalhadores

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Motoristas do transporte coletivo estiveram em reunião na Câmara Municipal (Foto – Valdeque Matos)

Os motoristas do transporte coletivo informaram que mantêm a paralisação no serviço hoje (31). Ontem (30), em reunião na Câmara Municipal, ficou definido que os vereadores irão marcar uma agenda com o prefeito José Carlos do Pátio para tratar da pauta dos trabalhadores.

Porém, hoje é o último dia de contrato da empresa Cidade de Pedra com a Autarquia Municipal do Transporte Coletivo (AMTC), que deve assumir o serviço na quinta-feira (1º) com os trabalhadores contratados via cooperativa.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR), Afonso Aragão, os trabalhadores mantêm a paralisação hoje e a partir desta quinta-feira caberá a AMTC colocar o serviço em funcionamento. “A maioria dos trabalhadores não pretendem firmar o contrato com a cooperativa. A maioria tem direito ao seguro-desemprego”, destaca.

Aragão relata que atualmente a Cidade de Pedra conta com 114 trabalhadores, destes, 31 atuam na área administrativa e 83 são motoristas.

“A Cidade de Pedra já vinha mantendo o serviço do transporte coletivo com o mínimo necessário de motoristas, tanto que pagava hora extra aos trabalhadores para garantir o funcionamento de todas as linhas. Para operar, a autarquia vai precisar dessa mesma quantidade de motoristas e eles precisam ser habilitados para ônibus e ter curso de condutor de passageiros. Além disso, o serviço exige conhecimento dos trajetos das linhas. Não há essa quantidade de profissionais habilitados para o serviço no mercado”, avalia.

Os trabalhadores vão aguardar parados a reunião com o prefeito que deve ser marcada pelos vereadores. Entre as propostas, caso não sejam atendidas as reivindicações dos trabalhadores, estaria a prorrogação do contrato com a Cidade de Pedra por mais 90 dias, até que as negociações pudessem ser feitas.

O presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT), solicitou do poder executivo que a reunião com o prefeito fosse marcada para hoje, em função do final do contrato com a Cidade de Pedra, contudo, até o fechamento desta edição não havia confirmação de que o encontro vá ocorrer.

A AMTC informou que vai assumir o serviço do transporte coletivo na quinta-feira e que a cooperativa está fazendo a contratação dos trabalhadores para que o serviço funcione.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A paralisação

A categoria decidiu paralisar o serviço de transporte coletivo após não conseguir firmar um acordo com a AMTC sobre a extinção dos contratos de trabalho com a Cidade de Pedra e a posterior absorvição dos trabalhadores por uma cooperativa. Desde segunda-feira (29), os trabalhadores estão de braços cruzados e a população não tem transporte coletivo.

O contrato com a empresa se encerra hoje, e teoricamente, amanhã, os trabalhadores passariam a atender via cooperativa.

Os trabalhadores alegam que entendem o fim do contrato com a empresa, mas não concordam em serem regidos pelo sistema de contratação trabalhista apresentado pela autarquia. No caso, os profissionais passam a ser cooperados e não mais trabalhadores contratados.

A categoria compreende que, na forma de cooperativa, os trabalhadores perderiam direitos trabalhistas da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), além de benefícios que recebem como vale-gás e ticket alimentação.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Isso que dá em o estado,município ou federação, querer substituir a iniciativa privada como empresa, com certeza vai sobrar incompetência, burocracia, prejuízo, má gestão, enganação e muita ,mas muita malandragem pra cima do trabalhador!!!
    Com esse dinheiro investido pra atravessar quem realmente sabe fazer esse trabalho, poderia a grande e inchada prefeitura de Rondonopolis, construir um PA infantil moderno , amplo limpo , funcional e decente para a população….
    Mas gastaram com ônibus e praças!!!!
    É uma piada de mau gosto com o povo pagador de impostos!!!! Né Zé???

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Plano diretor: Justiça determina atualização em cidade de MT; em Roo projetos empacam na Câmara

Com a atualização do plano diretor atrasada há oito anos, a Justiça determinou que o município de Pontes e...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img