18 C
Rondonópolis
, 14 maio 2024
 
 

Janeiro: Casos de Covid-19 voltam a aumentar em Rondonópolis

Crescimento no número de casos da doença em Rondonópolis ocorre em meio a um aumento em todo Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Até ontem (29), 176 casos da doença foram confirmados na cidade, uma média de 6 novos casos por dia (Foto – Arquivo)

Rondonópolis registrou aumento nos casos de Covid-19 neste primeiro mês de 2024. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, até ontem (29), 176 casos da doença foram confirmados na cidade, uma média de 6 novos casos por dia, índice 140% maior que a média registrada nos últimos meses do ano passado, que era de 2,5 casos, aproximadamente, por dia.

O crescimento no número de casos da doença em Rondonópolis ocorre em meio a um aumento em todo Mato Grosso, que, inclusive, identificou uma nova subvariante da Covid-19 em pacientes do Estado, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron.

Apesar do aumento no número de casos da doença em Rondonópolis, não foram registrados óbitos neste mês de janeiro e, atualmente, conforme painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), não há pacientes internados na cidade em decorrência da Covid-19.

O Governo do Estado anunciou que a nova subvariante foi identificada em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro deste ano, que apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.

Na ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Alessandra Moraes orientou a população. “Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, disse.

Mato Grosso já registrou neste mês de janeiro, entre 1º e 29, 3.875 casos confirmados da Covid-19. Neste período, segundo informações do painel da SES/MT, sete óbitos foram registrados no Estado em decorrência da doença.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Vacina em Rondonópolis

Em Rondonópolis, a vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde. Atualmente, a orientação é que maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da bivalente.

Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso também podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.

Já a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade é constituída por três doses, que devem ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª dose para a 2ª dose: intervalo de 4 semanas; e 2ª dose para a 3ª dose: intervalo de 8 semanas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Antigo Seriema: Observatório Social aciona o MP

O Observatório Social de Rondonópolis (OSR) acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar respostas da prefeitura sobre a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img