24.4 C
Rondonópolis
 
 

Projeto: Presidente da ARL revela dados da primeira etapa do “Jornal Local”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
O projeto Jornal Local é uma parceria da Academia Rondonopolitana de Letras com o jornal A TRIBUNA. O seu objetivo é contribuir com o aumento do nível de leitura e compreensão dos habitantes de Rondonópolis e região

Com base em um questionário de apenas cinco perguntas de múltipla escolha, mais popularmente conhecidas como ‘de marcar x’, o projeto Jornal Local teve início no espaço da feira da Vila Operária, no dia 5 de novembro.

Não por acaso, o Dia Nacional da Língua Portuguesa e a data de falecimento de Ailon Bispo Carmo, um dos membros e fundadores da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), que faleceu em 2022.

Na sequência, o Restaurante do Luciano (dia 11), o Comper Supermercados (dia 15, feriado), a feira da Vila Aurora (dia 24) e a Praça dos Carreiros (dia 29) foram os locais selecionados. Em cada um desses lugares, foram distribuídos 30 exemplares do jornal A TRIBUNA do dia, perfazendo um total de 150 edições.

“Sabemos que parece ser um número irrisório, se o compararmos com as centenas de milhares de pessoas que moram na nossa cidade e região atualmente. Porém, para nós, trata-se de uma amostra bastante significativa daquilo que pensa e faz a nossa população quando o assunto é leitura e a sua importância”, argumentou o professor e escritor Jerry Mill, atual presidente da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) e idealizador do projeto.

“As crenças das pessoas em relação a si mesmas ou a quem está ao seu redor, ao que elas fazem ou pensam que fazem, bem como suas dúvidas e contradições, aparecem aqui e ali mesmo num questionário tão simplificado como esse, em que o respondente sequer precisa se justificar. Ainda assim, houve, por exemplo, quem deixou algumas das questões em branco ou marcou mais de uma delas, o que não era o combinado. O que eu quero dizer é que, provavelmente, a pessoa leu, ficou na dúvida quanto ao enunciado da pergunta e decidiu não pedir ajuda”, acrescentou ele.

ALGUNS DADOS

Segundo Jerry Mill, dos 150 questionários distribuídos, 148 foram recolhidos e dois deles não foram devolvidos. Dos respondentes, jovens e adultos entre 11 e 70 anos, 74 eram mulheres, 72 eram homens e dois não marcaram (e a ortografia não ajudou muito nesse sentido).

Desses, 49 indicaram livro/jornal e 86 apontaram site/blog como o que têm lido mais ultimamente. Quanto à versão que preferem ler, 67 mencionaram a edição impressa, 77 disseram a virtual e quatro não responderam.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

“Os números obtidos nessa primeira etapa do projeto ficaram dentro das nossas expectativas, em especial no que se refere às preferências de leitura e fonte, em que os sites/blogs aparecem em destaque. Também não foi nenhuma surpresa a justificativa dada por alguns que responderam a pesquisa: a gratuidade do acesso”, disse.

AGRADECIMENTOS

Jerry Mill ressaltou que houve casos de pessoas que, quando abordadas, preferiram não responder o questionário, seja porque estavam apressadas, acompanhadas, preocupadas ou por qualquer outro motivo. Por isso, ele expressou sua gratidão a todos aqueles que contribuíram com o projeto Jornal Local nessa primeira fase. ]

Inclusive aos proprietários, gerentes e funcionários dos estabelecimentos comerciais visitados. E em especial ao diretor do A TRIBUNA, Samuel Logrado de Souza, pela parceria firmada, bem como aos confrades George Ribeiro, Jakson Aguirre e Hermélio Silva, que o auxiliaram na interação com o público.

O QUE É

O projeto Jornal Local é uma parceria da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL) com o jornal A TRIBUNA. O seu objetivo primordial é contribuir com o aumento do nível de leitura e compreensão dos habitantes de Rondonópolis e região, bem como incutir neles um maior interesse por aquilo que acontece nos nossos bairros e nas cidades circunvizinhas, sem deixar totalmente de lado temas estaduais, nacionais ou internacionais de relevância.

“Em resumo, o nosso projeto propõe um maior despertar das pessoas para a importância de haver dedicação à leitura da palavra escrita, mormente aquela que retrata a nossa realidade ou a nossa necessidade individual ou coletiva, esteja ela publicada em jornais, livros, revistas, sites, blogs, etc”, complementou.

PRÓXIMA ETAPA

“No início de 2024, o projeto deve ser levado às escolas e às empresas interessadas em elevar o nível de leitura e de compreensão de seus alunos ou professores e colaboradores. Para tanto, basta entrar em contato conosco para saber de mais detalhes quanto a como isso poderá ser feito. O que eu posso adiantar é que este é apenas a ponta visível de um iceberg cultural que está pedindo passagem, apesar do aquecimento global e da contínua tendência humana de confundir alienação com felicidade”, concluiu Jerry Mill.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img