26.7 C
Rondonópolis
 
 

Ensino superior: UFR é considerada universidade mais empreendedora de Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Estudantes participaram da aplicação de questionários do Ranking de Universidades Empreendedoras em julho (Foto – Divulgação)

Com a implementação de uma série de programas e iniciativas para fomentar a cultura empreendedora entre alunos, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) ganhou destaque como a instituição de ensino superior mais empreendedora de Mato Grosso, segundo os resultados mais recentes do Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras.

No ranking, a UFR ainda ocupa a 5ª colocação na região Centro-Oeste e a 29ª no ranking geral, composto por 108 instituições de ensino superior. “A UFR tem se destacado não apenas pela excelência acadêmica, mas também por seu comprometimento em promover a inovação e o empreendedorismo entre seus alunos e corpo docente”, avalia o secretário de Inovação e Empreendedorismo da UFR, professor Normandes Matos da Silva.

Segundo ele, a UFR tem implementado uma série de programas e iniciativas destinadas a fomentar a cultura empreendedora entre seus alunos.

Projetos de extensão, oferta de disciplinas sobre inovação e empreendedorismo para estudantes de graduação e pós-graduação, criação de incubadoras de empresas, empresas juniores, incluindo cursos específicos e parcerias com o setor privado, representam algumas das estratégias adotadas pela universidade para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de transformar ideias inovadoras em empreendimentos bem-sucedidos.

Os servidores da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE) da universidade, Fábio Nobuo Nishimura e Lisie Castro, que atuam na Diretoria de Empreendedorismo da SIE, destacam a importância de preparar os estudantes para os desafios do mundo profissional.

“Nossa missão é ir além do tradicional ensino acadêmico. Queremos formar profissionais capacitados não apenas para atuar no mercado de trabalho, mas para liderar e inovar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do país”, afirmam.

Para Normandes Silva, os resultados obtidos pela UFR no Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras refletem não apenas a dedicação da instituição, mas também a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. “Startups surgirão a partir de ideias incubadas nos laboratórios da UFR, demonstrando a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula”, aponta.

Além disso, conforme explica, a universidade tem estabelecido parcerias estratégicas com empresas locais e regionais, proporcionando aos alunos oportunidades de estágio, colaboração em projetos reais e acesso a mentoria por profissionais experientes.

De acordo com o secretário, o enfoque empreendedor da UFR promove o desenvolvimento regional por meio de projetos sociais e de base tecnológica, com iniciativas de impacto ambiental e a promoção de negócios sustentáveis.

“O reconhecimento como a universidade mais empreendedora de Mato Grosso é motivo de orgulho para a UFR, mas, mais do que isso, é um estímulo para continuar investindo na formação de profissionais que não apenas acompanham as transformações do mundo, mas que as impulsionam. A UFR reafirma seu compromisso com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável, contribuindo para construir um futuro mais promissor para a região e o país”, finaliza.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Na abertura da 89ª ExpoZebu, Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img