27.5 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

População pode ligar: IBGE disponibiliza o Disque Censo para Rondonópolis

As pessoas que ainda não responderam ao Censo 2022 podem ligar no 137 e marcar dia e horário para responder o questionário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Morador deverá fornecer o endereço e então escolher a forma que pretende responder ao questionário do IBGE (Foto – A Tribuna)

Com o objetivo de finalizar o recenseamento da população, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou o Disque Censo para Rondonópolis.

Agora, as pessoas que ainda não responderam ao Censo 2022 podem ligar no 137 das 7h às 20h30 todos os dias e marcar dia e horário para responder o questionário, que pode ser feito presencialmente, pela internet ou pelo telefone. É o morador quem vai escolher a melhor forma para responder ao Censo.

A orientação do diretor do Censo em Rondonópolis, Marcelo Marques, é que o morador se certifique que nenhum dos residentes na casa ainda respondeu ao Censo e ligue para o 137 para que possa marcar o horário e data para ser recenseado.Ele reitera que é muito importante que a população participe e responda ao questionário.

Ao ligar para o 137, o morador deverá fornecer o endereço e então escolher a forma que pretende responder ao questionário, o que pode ser feito presencialmente, pela internet e pelo telefone. Se a opção for pelo questionário presencial, uma data e horário deverá ser marcada para que o recenseador vá até a residência.

Já, se a opção for pela internet, o morador deverá fornecer um e-mail, por onde irá receber um login e uma senha para responder ao questionário. Caso a decisão seja de ser atendido por telefone, também será definida uma data e horário para o atendimento.

O Censo 2022 começou em agosto do ano passado e a previsão é que em Rondonópolis possa ser concluído até fevereiro. Marques destaca que a cidade conta com mais de 500 setores para serem recenseados e, atualmente, a equipe do IBGE está concluindo os últimos 50 setores.

Entretanto, ele ressalta que em muito setores já recenseados da cidade a ausência de respostas de moradores foi superior a 5% e, com isso, os recenseadores devem retomar o trabalho nestes locais.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

O IBGE divulgou no final de dezembro uma prévia do Censo 2022. Para Rondonópolis, o órgão apontou uma população de 253.388 habitantes. No entanto, o IBGE indica que esse número deve aumentar com o aumento de setores recenseados. Há a expectativa de que o número de habitantes possa ficar entre 270 e 280 mil.

Em Rondonópolis, o atraso no recenseamento pode ser explicado pela dificuldade na contratação de recenseadores, e também em função da resistência de muitos moradores em responder a pesquisa, principalmente em condomínios e prédios.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. Bela iniciativa do IBGE! É pena que, nos últimos anos tenhamos pessoas que não queiram oferecer suas informações que ajudam aos governos em suas políticas públicas para minorar os problemas sociais e ambientais!
    Aires José Pereira é Prof. Dr. da Universidade Federal de Rondonópolis, possui vários artigos e livros publicados, é coautor do Hino Oficial de Rondonópolis, membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Polícia apura fraudes em licitações na Secretaria de Saúde de Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou a Operação Miasma para investigar supostas fraudes em licitação e peculato (subtração ou desvio de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img