27.5 C
Rondonópolis
, 28 maio 2024
 
 

Cobra concurso público: Prefeitura incha a máquina com mais de 5 mil não concursados

Município conta com mais de 7,2 mil servidores, segundo sindicato, sem contar os órgãos da administração indireta

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Prefeitura de Rondonópolis conta com 2.117 servidores efetivos contra mais de 5.127 entre contratados, terceirizados e comissionados (Foto – Arquivo)

Enquanto não cumpre o prazo dado pela justiça para realização de concurso público, o prefeito José Carlos do Pátio (PSB) segue “inchando a máquina pública” com cargos comissionados, contratados e terceirizados. O número de não concursados é superior a população de muitos municípios brasileiros.

A denúncia é da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, que cobra a abertura urgente de um novo concurso, não só para a área da Educação, para garantir o aumento do número de servidores efetivos do Município.

Ela destaca que já é comprovado em inúmeros levantamentos divulgados por todo o país que a gestão pública feita com trabalhadores de carreira tem muito mais eficiência administrativa e menos gastos.

Atualmente, segundo Geane, conforme mostra os números do radar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Rondonópolis conta com 2.117 servidores efetivos contra mais de 5.127 entre contratados, terceirizados e comissionados.

A presidente do Sispmur comenta que a situação de contrações indiscriminadas de comissionados são prejudiciais para a previdência do Município, que conta hoje com dois efetivos na ativa por um inativo.

Presidente do Sispmur, Geane Lina Teles, cobra a abertura urgente de um novo concurso para as mais diversas áreas (Foto – Arquivo)

“É imprescindível a realização de um novo concurso público. Até mesmo para garantir a saúde financeira do nosso Instituto Municipal de Previdência. Pois, nos contratos dos não efetivos os repasses da previdência vão para o INSS”, ressalta Geane.

Ela lembra que em setembro do ano passado o Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou um prazo de 120 dias para realização de um concurso público à contratação de professores para rede municipal de ensino.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

“Infelizmente, até agora nada. A Justiça, que julgou uma ação civil pública ingressada pelo Ministério Público (MP), deu em setembro passado um prazo de 120 dias para realizar concurso. Até ontem não fez, né. A gente só vê falando na mídia que vai realizar o concurso, que vai fazer…talvez é para ludibriar o MP”, frisou a presidente do Sispmur.

Por outro lado, enquanto não anuncia a realização do concurso, Geane ressalta que o prefeito segue criando novos cargos. “Ele (prefeito José Carlos do Pátio) já iniciou este ano abrindo mais cargos de comissão, como se pode ver no Diário Oficial do Município do dia 22 deste ano. Pelas minhas contas, são mais 65 cargos para a Assistência Social”.

Logo após a decisão da Justiça dando prazo de 120 dias, a Prefeitura informou que recorreria especificamente da determinação no que se refere ao prazo estabelecido. Pois, entendia ser insuficiente para realização do certame.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Polícia apura fraudes em licitações na Secretaria de Saúde de Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou a Operação Miasma para investigar supostas fraudes em licitação e peculato (subtração ou desvio de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img