20.6 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Programa: “Residência Médica na Saúde da Família” deve ser votado hoje na Câmara

A causa vem sendo abraçada pelo vereador Dr. José Felipe Horta

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Reunião para tratar da implantação do projeto na cidade – (Foto: Divulgação)

O vereador Dr. José Felipe Horta tem muito que comemorar. Isso porque, um dos carros-chefe de sua campanha, que era contribuir para melhorar a qualidade do atendimento da rede básica de saúde do município, se concretizará com o projeto do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Hoje (16), deve ser votado na Câmara Municipal o projeto de implantação no município, após a intermediação do parlamentar.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Inicialmente, foi procurado pela coordenação do curso de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), como não houve interesse ao projeto pelo secretário de Saúde no início de fevereiro, estavam procurando outros municípios vizinhos para sua implantação, mas o vereador interviu rapidamente após tomar conhecimento do projeto e sua possível implantação fora do município.

Logo agendou uma reunião com o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), no dia 17 de fevereiro deste ano, entre a comissão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), momento em que o prefeito entendeu a importância do projeto para qualificação e fixação de médicos na cidade e, prontamente, mostrou interesse na parceria. Entre diversas reuniões, com o atual secretário de Saúde Vinícius Amoroso e secretário Adjunto Dr. Hélio Garcia, o projeto foi alinhado e adaptado entre as partes, e deve ser votado nesta quarta-feira (16), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

O principal objetivo do programa é a formação de excelência para residentes (médico clínico geral sem especialidade ou recém-formado) capazes de manejar as condições de saúde prevalentes da população, em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva, qualificada e humanizada.

Com a formação dos residentes, no primeiro ano, teremos 4 ‘R1’ e no segundo ano 4 ‘R1’ e 4 ‘R2’, totalizando 8 médicos especialistas em PSF há cada 2 anos. Vai se desenvolver prioritariamente em Unidade Básica de Saúde coordenada pela parceria entre a UFR e a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, ou seja, acontece principalmente em estágios na Estratégia Saúde da Família.

“Assim que assumi a legislatura como vereador, fiz uma constatação, através de requerimento e visitas, que nossa saúde básica estava em crise, baixa resolutividade e qualidade, principalmente pelo déficit grande de médicos na rede básica de saúde, pela dificuldade em contratação e fixação do médico em nossa cidade, apesar de estarmos formando anualmente 40 médicos pela UFR. Hoje, os médicos formados na UFR que queiram se qualificar, buscam a residência médica fora do nosso município ou fora do Estado de Mato Grosso. Desta forma, vejo que o projeto vem de encontro à necessidade da população e, além de estarmos resolvendo o problema, teremos médicos com perfis para a saúde da família e resolutivo, consequentemente, melhorando a qualidade do atendimento e satisfação do usuário, que é o principal objetivo. Não podia deixar a Residência da Saúde da Família ser implantado em outro município, fico agradecido pela concretização da parceria entre UFR e o município. O prefeito estará plantando uma semente que trará vários frutos de conhecimento e qualidade na saúde, e eu fui parte decisiva neste projeto”, conclui o vereador Dr. José Felipe.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img