32.6 C
Rondonópolis
, 24 maio 2024
 
 

Após 13 dias: Município volta com vacina priorizada para educadores

Agora serão contemplados profissionais com mais de 35 anos de idade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Profissionais da educação vem sendo vacinados no campus da Universidade Federal de Rondonópolis (Foto – Divulgação)

A vacinação antecipada contra a covid-19 dos profissionais da educação vem sendo marcada por questionamentos em Rondonópolis. Depois de ter ficado 13 dias sem um calendário de vacinação específico, a categoria volta a ser contemplada pelo Município com a imunização prioritária nesta quinta-feira (1º de julho). Agora serão contemplados profissionais com mais de 35 anos de idade.

O questionamento é que a vacinação prioritária dos profissionais da educação já foi praticamente concluída na maioria dos municípios de Mato Grosso, mas em Rondonópolis o processo segue de forma lenta e com interrupções. Para se ter uma ideia, desde o dia 18 de junho, os profissionais da categoria de Rondonópolis não tinham sido incluídos mais na vacinação prioritária. Na ocasião, estavam sendo contemplados aqueles com mais de 40 anos de idade.

O Município não justificou o motivo da interrupção diferenciada dos profissionais da educação nesse período. No começo, a polêmica se deu devido à resistência da Prefeitura em promover uma vacinação específica para profissionais da educação. Contudo, com a pressão do setor, o poder público voltou atrás e passou a chamar esses profissionais para uma vacinação específica.

Vale dizer que, desde maio deste ano, o Ministério da Saúde incluiu os profissionais da educação no grupo prioritário da vacina, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). Inclusive, em Mato Grosso, o governo definiu que os municípios tinham de reservar um percentual do total de vacinas recebidas para atender esse público.

Em âmbito municipal, os profissionais da educação vem sendo vacinados no campus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Nesta retomada, as pessoas com mais de 35 anos podem receber a primeira dose da vacina, além de hoje, amanhã (2/7). Entre a população geral, estão sendo vacinadas pessoas com mais de 44 anos.

Outra crítica em Rondonópolis é a definição do critério de vacinação desses profissionais por idade, enquanto que na maioria das cidades vem realizando o processo por segmentos, iniciando pelos profissionais das creches, depois do ensino fundamental, depois do ensino médio e, por fim, do ensino superior. O argumento da Secretaria Municipal de Saúde é que não há doses suficientes para imunizar um contingente maior desses profissionais.

Para quem é do setor da educação e vai buscar a imunização como grupo prioritário, precisa apresentar documento com foto e cópia atualizada do holerite ou vínculo empregatício.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Corrida ao Paço: Adilton Sachetti não descarta ser o vice na chapa de Thiago Silva

Tido como o “vice dos sonhos” do deputado Thiago Silva, que é pré-candidato a prefeito de Rondonópolis pelo MDB,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img