19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Sustentabilidade: Fazenda Pública de Rondonópolis doa papéis para a reciclagem

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Doação dos papéis foi feita para a Cooperativa de Reciclagem de Lixo União Cidadã Recicla Rondonópolis – (Foto: Divulgação)

O juiz da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Rondonópolis, Francisco Rogério Barros, doou para a Cooperativa de Reciclagem de Lixo União Cidadã Recicla Rondonópolis (Coopercicla) 300 quilos de papel que pertenciam a 800 processos físicos que tramitavam na unidade. A entrega do material ocorreu ontem (03).

Os autos foram digitalizadas, migrados para a plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e relacionados para o controle da equipe de trabalho, tornando-se sem serventia ao Poder Público.

Desde junho de 2020, a secretária da Vara vem trabalhando a desmaterialização de autos e a virtualização dos processos físicos.

“Este trabalho é um esforço conjunto e o resultado se deu graças ao comprometimento principalmente dos estagiários, sob nossa supervisão”, explica o magistrado. “Estes 800 processos tratam-se do primeiro lote de doação, pois ainda temos 1200 processos que estão sendo relacionados. Acredito que em um mês poderemos enviar para a reciclagem”.

Os 2000 processos físicos ocupavam diversas prateleiras na secretaria e gabinete da serventia, que desde novembro do ano passado só recebe processos de forma virtual, garantindo automação nas rotinas de trabalho e um grande salto de eficiência na tramitação processual.

“São diversas vantagens obtidas com o PJe. A celeridade na tramitação, em qualquer tempo e local o juiz poderá acessar os autos e dar encaminhamento; a economia gerada ao Poder Judiciário, que não precisa gastar com papel, aluguel e manutenção de impressoras; a melhora do ambiente de trabalho e da saúde dos servidores com a retirada de grandes volumes de papel; o aproveitamento da mão de obra em outras funções, pois não precisamos mais fazer juntada de processo; a sustentabilidade e o apoio econômico para as famílias da cooperativa”, enumerou Francisco Rogério.

“O Fórum é parceiro da cooperativa de catadores há muitos anos. Somos muitos gratos e espero que continue as nós apoiar, pois esse material faz a diferença para gente”, declarou a representante da Coopercicla, Jussineide Correia da Silva. Segundo ela, a Coopercicla existe há 10 anos em Rondonópolis, atualmente oito famílias são cooperadas, e todas chefiadas por mulheres. Cada família ganha cerca de um salário-mínimo por mês com o trabalho de reciclagem.

“A Coopercicla recebe latas, papelão, plástico e eletrônicos e quem puder pode levar o material até a sede atual da cooperativa, contribuindo com os trabalhadores e com uma cidade mais sustentável”.

A cooperativa está situada na Rua Militão Alves de Souza, número 412, Jardim das Flores, próximo à Igreja Católica.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img