27.4 C
Rondonópolis
 
 

Enquete: Moradores externam seus sentimentos pela cidade

Apesar de todo crescimento de Rondonópolis, o sentimento de amor, paixão e orgulho pelo município não é uma unanimidade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Mais de 232 mil pessoas povoam os limites da cidade de Rondonópolis, segundo última atualização populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datada de meados de 2019. Sejam rondonopolitanos de nascimento, de coração ou apenas pela decisão de morar e trabalhar em Rondonópolis, cada um cultiva sentimentos e memórias dos mais variados pela cidade. Apesar de todo crescimento de Rondonópolis, o sentimento de amor, paixão e orgulho pelo município não é uma unanimidade entre os moradores. Entre muitos ainda prevalece a imagem de uma cidade com muitas carências e decepções, principalmente em termos de infraestrutura. Em uma enquete realizada pelo Jornal A TRIBUNA, moradores falam se amam/gostam de Rondonópolis e o que falta melhorar na cidade. Confira o que eles responderam:

 

Luciana Ferreira Ramos, secretária:

“Moro aqui desde os 8 anos de idade. Eu gosto de Rondonópolis, pois é uma cidade acolhedora, tem bastante coisa legal aqui e muitos lugares acessíveis. As pessoas são ótimas. Agora precisa avançar em segurança e infraestrutura nos bairros. Moro no Parque Universitário e falam que vão fazer o asfalto, mas isso nunca acontece. A saúde está muito precária mesmo”.

 

Juliana Guimarães Silva, dona de casa:

“Moro no bairro Sagrada Família, em Guiratinga. Gosto muito Rondonópolis devido às facilidades que dispõe e na minha cidade não tem, principalmente lojas, mercados, descontos, promoções. O povo é hospitaleiro, bem mais educado que em Guiratinga, a 110 km. Compensa sair de lá e vir para cá nem que seja para passear, olhar lojas, ver as novidades, ir ao shopping e distrair. Para melhorar é preciso gerar mais empregos, mais indústrias, empresa, ter mais um shopping e mais um cinema, porque costuma lotar. Isso movimentaria mais a cidade”.

 

Irena Batista, vendedora ambulante:

“Estou há 9 anos em Rondonópolis, vinda do Haiti. Gosto daqui, pois é um lugar bem tranquilo. Gosto de tudo aqui, das pessoas, da comida, já acostumei com o sol quente. Agora o que precisa melhorar é a oferta de emprego, ter mais serviços. Quero retornar só para rever minha família, mas tenho nenê aqui e vou ficar por aqui”.

 

 

Fausto Ribeiro de Carvalho, Fausto Piscinas:

“Estou em Rondonópolis há mais de 30 anos no ramo de piscinas, academia de musculação e agora sistemas fotovoltaicos, trabalhando com meus filhos e noras, e, apesar de faltar infraestrutura em muitos bairros, é sem dúvidas um ótimo lugar para se viver e empreender. Quero parabenizar a cidade pelo seu aniversário, agradecer aos clientes e amigos e fazer votos de prosperidade à toda Rondonópolis!”.

 

Eduardo Araújo, fotógrafo, Ciranda da Fotografia:

“Eu amo essa cidade. Nasci aqui e é uma cidade que me proporciona uma vida financeira estável. A economia forte é o ponto alto da cidade. O que falta melhorar é a qualidade de vida, com mais parques, áreas de lazer, para a gente ir com a família. Também precisa melhorar o visual e a parte de urbanização da cidade, que a ainda deixa a desejar”

 

Cleber Ferreira da Cruz, vendedor de mármore:

“Moro aqui há 9 anos. Gosto, sim, de Rondonópolis, pois é uma cidade acolhedora, tem bastante oportunidade de emprego, dá para gente prosperar bastante aqui. Mas falta melhorar a infraestrutura de todo o tipo, como ruas, sinalização, saúde que é bem precária… Tem bastante coisa para melhorar ainda…”

 

Maria Aparecida Cavalcante, diarista:

“Moro aqui em 16 anos. Sim, gosto de Rondonópolis. Sou do Paraná, mas me acostumei aqui, não gosto mais do frio de lá. Gosto de tudo de Rondonópolis, do calor, da cidade, do pessoal, que é muito legal… Falta melhorar a infraestrutura ligada à drenagem das vias, quando chove muito na cidade, e urgentemente. O meu bairro é Chácara Bei-Flor e lá alaga tudo quando chove, chega a entrar água na casa. Mas mesmo assim não quero voltar para o Paraná”.

 

Sidney Paulo dos Santos, ger.adm., Cirúrgica Nacional:

“Eu amo Rondonópolis. Nasci aqui, é uma terra boa. Já andei por cidades mais bonitas, mas aqui tem um pessoal acolhedor, bem solícito. Sou descendente de nordestino e aqui tem pessoal de tudo quanto é lugar. As pessoas são sempre bem acolhidas. Chega haitiano e é bem recebido, chega venezuelano e também é bem recebido. Rondonópolis é uma cidade profícua para quem quer crescer. O que falta muito aqui é a parte de infraestrutura, saúde e lazer. Por exemplo, não muitos locais para ir ao fim de semana para um passeio, a exemplo do Cais, do Horto, da praça da Lions e algumas praças da NC Imóveis. Os bairros nascem sem planejamento, sem esgoto, sem drenagem. Tem problemas como todas cidades têm, mas tem vantagens também”.

 

Tamires Ferreira Soares Ramos, crediarista:

“Moro há quatro anos aqui. Não chego a gostar 100% daqui, porque é uma cidade com muitos problemas. Deveria ter um prefeito que cuidasse mais da cidade, governantes que dessem mais valor aos nossos impostos e investissem mais. Tem muita coisa na cidade que precisa ser melhorado. O que mais gosto aqui é o povo muito acolhedor, tem muita diversão, tem o Cais, assim como o Casario, que é um ponto turístico, histórico, cartão-postal, onde todo mundo vai. É bom ir lá com a família e os amigos”

 

Anísio Dias, empresário, Posto Fórum:

“Eu amo Rondonópolis porque é a cidade da minha família. Meus avós vieram para cá, ajudaram a fundar a cidade, são pioneiros. Saí daqui para estudar em Goiânia, onde morei por 8 anos. Passei depois num concurso federal e retornei para Rondonópolis com 18 anos. Não vou sair daqui, estou com raízes fincadas e sou apaixonado por aqui. A classe empresarial e a população ajudam muito a cidade. Agora precisa de uma força política que contribua mais com a cidade. Entra gestor e sai gestor e os políticos continuam devendo para a cidade”.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img