19 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Ministro garante criação de cargo de reitor para UFR

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Imagem aérea mostra uma parte do campus da nova universidade federal que está sendo criada – Divulgação

 

A consolidação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu nesta quarta-feira (25/9) mais uma garantia. Desta vez, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu a sua palavra no sentido da criação dos cargos de reitor e pró-reitor para as chamadas “novíssimas universidades” do país, incluindo a UFR.

Sem a criação do cargo de reitor, não há como criar o CNPJ ou mesmo o estatuto da nova instituição de ensino superior com sede em Rondonópolis. De posse do CNPJ, também será possível receber da UFMT a sua estrutura física, como área e prédios, assim como a estrutura humana, como professores, técnicos e estudantes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Whatsapp: (66) 99603.9677


 

 

Apesar da garantia, o ministro não deu prazo de quando será oficializada a criação do cargo de reitor paras as novas universidades. A princípio, conforme informado ao A TRIBUNA, serão nomeados pelo ministro da Educação reitor e vice-reitor Pró-Tempore, que conduzirão o processo de transição que resultará na efetivação da nova universidade federal do Estado.

A confirmação da criação dos cargos de reitor e vice-reitor foi feita ontem durante encontro com o senador Wellington Fagundes (PL-MT), em Brasília, que também anunciou que o advogado Augusto Aras, aprovado para ser o novo Procurador-Geral da República, aceitou convite para realizar uma aula magna na UFR, após a sua implantação de fato.

O projeto de lei que cria a nova universidade foi sancionado pelo ex-presidente Michel Temer em 21 de março de 2018 e a nova instituição de ensino superior passou, inclusive, a contar com orçamento próprio a partir de 2019. Também foram criadas novas universidades federais de Garanhuns (PE), Catalão (Goiás), Jataí (Goiás), Delta do Parnaíba (Piauí) e Norte do Tocantins (Tocantins).

 

Vale informar que já se começou a articulação da criação de novos cursos com a implantação da UFR. Alguns desejos são cursos como Direito, Agronomia, Odontologia, Química e Física, que se somarão aos atuais 19 cursos existentes e elevarão a instituição a um novo padrão de importância, consolidando de vez a cidade como um polo educacional.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img