17.8 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Pela ecologia: Entidades farão romaria em defesa do Cerrado

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Almir Araújo, Baltazar Ferreira e Anita David, fazendo convite para a Romaria Franciscana em Defesa do Cerrado – Foto – A TRIBUNA

 

A Romaria Franciscana em Defesa do Cerrado vai ser a atividade de mobilização social que será realizada por diversas entidades no próximo domingo (29/9), em Rondonópolis. A ideia é fazer uma caminhada conscientizadora da urgência de se cuidar da ecologia, abrangendo desde a preservação das árvores, a destinação adequada do lixo, tratamento do esgoto, a preservação das águas, enfim, todas as medidas necessárias para a manutenção da nossa “casa comum”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



 

 

Objetivando fazer um convite de participação a toda a sociedade nessa iniciativa, Anita David, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, Baltazar Ferreira de Melo, da Comissão Pastoral da Terra, e Almir Araújo, da Ong Grupo Arareau de Pesquisa e Educação Ambiental, estiveram anteontem à tarde em visita ao Jornal A TRIBUNA. Eles enfatizaram que o evento vai ao encontro das premissas do “Sínodo para a Amazônia”, que tem como foco principal a preservação da ecologia.

Conforme informado, a Romaria tem concentração às 7h da manhã, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Vila Roseli, após o viaduto da Avenida Presidente Médici, com destino ao Acampamento 13 de Outubro e Rio Vermelho, através da Rodovia do Peixe. Ao todo serão 3 quilômetros de caminhada. Na chegada, haverá o plantio de 50 mudas de árvores, como sinal do compromisso para com a ecologia, além de um abraço simbólico ao Rio Vermelho. Depois terá ainda atividades culturais.

Na ocasião, será reforçada a importância da manutenção e preservação especialmente do Cerrado, que se estende em 22% do território brasileiro, sendo o segundo maior Bioma do país; abrange 13 estados brasileiros, em uma área de cerca de 200 milhões de hectares. Em Mato Grosso, está presente em 39% do território. O Cerrado é o bioma mais rico do mundo em biodiversidade.

 

No geral, os realizadores enfatizam que o estado do Mato Grosso pertence à região Amazônica, e abrange três biomas: o Cerrado, o Pantanal e o Amazônico. “Esses biomas estão interligados entre si, mas também com os demais biomas Mata Atlântica, Pampa e Caatinga. Cada bioma contribui com sua característica própria para manter o equilíbrio vital dos outros biomas brasileiros, como também de todo planeta Terra”.

No entanto, atestam que a harmonia e a vida dos diversos biomas da Amazônia estão ameaçadas pelos interesses econômicos e políticos dos setores dominantes da sociedade atual, de maneira especial de empresas extrativistas, muitas vezes em conivência, ou com a permissividade dos governos locais, nacionais ou de próprias lideranças originárias cooptadas pelos interesses econômicos.

A expectativa é que a Romaria Franciscana conte com cerca de 300 participantes, tendo a realização e apoio da Comissão Pastoral da Terra, Campanha da Fraternidade 2019, Irmãs Catequistas Franciscanas, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Grupo Arareau, Movimento 13 de Outubro, Grupo Mova-se, Fórum de Luta contra os Agrotóxicos, Café Quitada e Colônia de Pescadores Z-3.

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img