25.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Roberto Carlos: “Foi eleito presidente do IMPRO contra a vontade do prefeito, que fez de tudo para impedir a sua posse, mas foi derrotado em todas as ações judiciais; e agora, por birra, o Zé não quer fazer o complemento do repasse de verba para o Instituto, e sofre com o bloqueio da CRP… Será quem ganha mais esse quebra-de-braço?”

1-SENHORAS E SENHORES,

não vamos esquecer do chavão proposto pela Coluna para martelar nas cabeças dos eleitores até as eleições de outubro de 2024, quando será escolhido o nosso novo prefeito: “Caros leitores, Rondonópolis precisa de um grande administrador, à sua altura, e quem contrata ele é você eleitor”.

O clima já reinante na cidade é mesmo do processo de indicação dos possíveis candidatos a prefeito da maior cidade do interior de Mato Grosso. E caiu como uma bomba o comentado aqui na edição passada, sobre a especulação nos bastidores políticos de uma possível aproximação do prefeito Zé do Pátio com a empresária presidente da ACIR, Marchiane Fritzen.

Foram opiniões para todos os lados e gostos…tem muita gente que navega nas redes sociais que nem ler o texto, e embarca logo num comentário de alguém, mesmo que ele foi mal interpretado, e ai a coisa destorce de vez. De “cientistas políticos pantaneiros” a cidade está cheia, sendo a maioria cabos eleitorais, ou comissionados, de determinados políticos ou grupos.

Por exemplo, num determinado grupo de whatsapp, um dos seus membros pinçou do texto uma rápida passagem, onde se lia que a “Marchiane tentou uma eleição para deputada federal nas eleições do ano passado, MAS COM POUCA ESTRUTURA, não repetiu a mesma performance”.

E nesse ponto, demonstrando não gostar da Marchiane e, talvez, até do A TRIBUNA, ele cismou em concentrar o seu fogo cerrado contra o Jornal, pois não concordava com o “pouca estrutura…” e tentou de todas as formas mudar o foco da discussão, mas sem exito. Realmente, o povo anda lendo muito pouco e ai o raciocínio vai ficando lento, o medíocre vai ganhando espaço e até mesmo eleições para cargos públicos. O eleitor precisa escolher melhor seus representantes, tanto para o legislativo como para o executivo, sem cair nas conversas sem nexos dos “puxa sacos” de plantão.

A Coluna citou uma possível aproximação do Zé do Pátio com a presidente da ACIR, pois todos sabem em Rondonópolis que em todas as campanhas eleitorais o nosso prefeito se apaixona por um empresário(a). Foi só isso!

Agora um detalhe é que a Marchiane acabou não se manifestando contrária à essa especulação. Apenas ressaltou que ela, como uma representante da classe empresarial tem mesmo que conviver bem com o prefeito da cidade. Mas que ficou um gostinho de “quero mais…”, ah ficou!!!


 

2- E O OUTRO ASSUNTO

que dominou os debates rondonopolitanos foi a situação da Prefeitura Municipal negativada pelo Ministério da Previdência Social. Desde o dia 28 de março o setor financeiro da municipalidade está com o CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária simplesmente bloqueado. E sem o CRP tudo fica engessado financeiramente.

Não pode comprar e muito menos pagar.
Agora imagina os Senhores e Senhoras, uma grande empresa, com um orçamento superior a dois bilhões de reais, sem o seu CND – Certidão Negativa de Débitos, sem poder operar no mercado!?. A cabeça do seu principal gestor, o seu CEO, rolaria de imediato. Se ele fosse o nosso Zé do Pátio, sem dúvida, estaria no olho da rua. Mas isso só na iniciativa privada.

E NESSE CLIMA

passamos toda a semana. Logo após o feriado da segunda-feira, o vereador Guinâncio falando da possibilidade de entrar com um Pedido de criação de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito na Câmara Municipal, que poderia afastar o prefeito Zé do Pátio por até 180 dias, para a apuração de responsabilidade sobre esse desmando administrativo.

Na quarta-feira, 3, o prefeito pediu de imediato uma reunião com os vereadores, antes da discussão da Pauta da Câmara Municipal, quando anunciou que uma comissão representativa da Prefeitura já estava no Ministério da Previdência e que a situação já estava praticamente contornada, o que foi o bastante para frear essa discussão sobre a CEI e também acalmar um pouco os credores, principalmente, as empreiteiras de obras públicas do município.

Mas passou a semana e a situação do CRP continua na mesma. O financeiro da Prefeitura não paga ninguém.

Segundo uma fonte fidedigna da Coluna – como dizia o saudoso jornalista João Batista Toledo, que por muitos anos reinou neste espaço do Papo Político -, a Comissão voltou de Brasília foi com a resposta de que a Previdência Social não mudou uma vírgula do seu entendimento: a Prefeitura vai ter que regularizar mesmo a situação é com o repasse de quase R$ 1,60 milhão para o IMPRO.

E ESTA ERA A NOTÍCIA

que o Zé do Pátio não queria ouvir de forma alguma, que seja, perder mais uma para o presidente do IMPRO, o Roberto Carlos. Lembra caros leitores, que desde a eleição do IMPRO o prefeito vinha procurando na justiça impedir a posse do presidente eleito, e foram cerca de 3 a quatro derrotas. E desde o dia 17 de abril passado ele entrou na Justiça Federal pedindo liminarmente a suspensão da obrigatoriedade de fazer o repasse desse valor para o Instituto Municipal de Previdência de Rondonópolis, para conseguir desbloquear o CRP, o que também foi negada.

Para quem bem conhece o nosso querido birrento Zé do Pátio, sabe o quanto ele tá sofrendo só de pensar que vai acabar mesmo tendo que fazer esse repasse para o Roberto Carlos administrar no IMPRO. Será a sua 5ª derrota num pequeno espaço de tempo.

Uma coisa é certeza, nesta segunda-feira tudo terá que ser resolvido, pois os fornecedores da Prefeitura não têm como mais esperar o pagamento das suas medições de obras – e muitas delas já foram paralisadas.

É MUITO DESGASTE

para o Zé que quer fazer o seu sucessor de qualquer jeito. Seja ele o presidente do SANEAR, Paulo José Correia, que foi o chefe da missão CRP, no Ministério da Previdência Social, em Brasília; ou um outro plano B, como querem os Kamikases, e a empresária Marchiane seria mesmo uma excelente alternativa para o grupo.


 

3- ENQUANTO A COMISSÃO

da Prefeitura em Brasília, formada pelo procurador Rafael Oliveira, pela secretaria de Gestão de Pessoas, Carla Carvalho, além do Paulo José, tentava desatar o nó do CRP, o prefeito Zé do Pátio preferiu ficar aqui mesmo em Rondonópolis, acompanhando mais de perto as nuances políticas.

Uma que ele gostou muito foi da decisão do presidente do PV, o seu amigo Juca Lemos, em declarar apoio do partido à pré-candidatura do Paulo José. Como se sabe, o PV ao lado do PCdoB e do PT formam a Federação Brasil da Esperança, e esteve na campanha que elegeu o presidente petista Lula, e assim Juca quer dizer que não apoiaria uma candidatura do PT em Rondonópolis, mas sim a do PSB de Pátio.

Acontece que essa decisão só poderá ser tomada pela Federação regional, que é presidida em Cuiabá pelo Sergio Nery, que inclusive já estranhou essa posição do PV local.

Ficamos por aqui, pois o espaço acabou por hoje. A semana promete!

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Confira quais são os sinais indicam que é hora de começar a usar óculos

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema de visão, sendo que mais da metade desses...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img