31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Blairo Maggi3 - 16-11-13
Blairo Maggi: “Continua a expectativa se ele será candidato a governador, para definir a situação da candidatura do juiz Julier Sebastião…”

1 – SENHORAS E SENHORES,
mais uma semana se passou e na Prefeitura o número de secretários continua menor que o número de Secretarias. Há mais de um mês que esta Coluna vem alertando para a situação, que tende a deixar a administração mais engessada, menos ágil, do que se o município estivesse com seu quadro de secretários completo. Argemiro Ferreira, responde, desde agosto, por Infraestrutura e Transportes e pela de Trânsito, e há um mês Eduardo Duarte passou a responder a do Governo e a da Promoção e Ação Social. Casos assim desgastam o secretário e, consequentemente, trazem problemas para a população. Já passou da hora do prefeito Percival Muniz (PPS) tomar uma atitude e nomear novos membros para as secretarias de Transportes e Trânsito e Ação e Promoção Social. Não pode ser possível que não existam pessoas competentes para os cargos, a não ser que o prefeito os esteja guardando para possíveis negociações políticas, o que seria um verdadeiro absurdo.
E AS CONVERSAS
sobre uma licença médica de Percival Muniz não param. O prefeito chegou perto de se afastar do cargo, por um período para tratamento médico, mas desistiu por duas vezes. Pelo que se diz, ele não sairá até as comemorações do aniversário de 60 anos de Rondonópolis, quando serão entregues várias casas e algumas obras, a partir do próximo mês. Já, após o final do ano, é bem possível que Percival peça uma licença por um período e que o vice Rogério Salles tenha a chance de assumir a Prefeitura.

2- NO PODER LEGISLATIVO,
gerou polêmica, na semana passada, o contrato da prefeitura de aluguel de equipamentos para a fiscalização eletrônica na cidade. O vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, (PMDB), queria que o contrato tivesse passado pelo Legislativo antes de ser firmado, o que, segundo alguns parlamentares, era completamente desnecessário. Acontece que a prefeitura e este jornal já haviam anunciado há tempos sobre a abertura do edital de licitação e sobre a empresa que venceu o pregão, incluindo valores e quantidade de equipamentos eletrônicos. Mas, a situação somente veio a ser questionada após a instalação do primeiro radar eletrônico na Avenida Fernando Correa da Costa para testes. Será que tem vereador preocupado que a fiscalização eletrônica vire mesmo indústria de multas, ou é simplesmente e meramente contrário à medida?

3 – JÁ NA CORRIDA PELAS ELEIÇÕES
de 2014, o governador Silval Barbosa (PMDB) pode mudar de ideia e sair candidato ao Senado, principalmente, após começar a se empolgar com a inauguração de algumas obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo em Cuiabá. Dizem que ele anda preocupado, inclusive, com possíveis concorrentes entre os secretários e vem solicitando que os que vão concorrer às eleições deixem seus cargos até final de dezembro, antes do prazo da Justiça Eleitoral para descompatibilização. Até o semblante de Silval anda mudado: passou de carrancudo para sorridente. No entanto, o governador deve lembrar que sorriso no rosto não ganha eleição e se com as inaugurações Silval possa começar a melhorar o seu descrédito junto a população, outras áreas deficientes, como a da saúde, ainda o prejudicam e muito. Um exemplo é a promessa das 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que deveriam ser instaladas em Rondonópolis e até hoje não saíram do papel. E ele ficou muito desgastado com o anúncio da Ordem de Serviço, ainda em agosto e até agora nada de obra. As UTIs deveriam já estar em funcionamento, mas até agora nada. Não passou, até hoje, de promessa vaga.
E as dívidas com os municípios, que foram pagas somente após a Justiça afastar o secretário de Saúde do Cargo? Tudo desgaste. Sem falar nas imensas filas que os mato-grossenses enfrentam quando precisam de exames e consultas mais especializadas. É uma lástima!

4 – E BLAIRO MAGGI MUDOU DE IDEIA
e resolveu votar favorável a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) do voto aberto para todas as votações em todas as esferas do legislativo, assim como defendia o senador Pedro Taques (PDT). Maggi vinha defendendo até o dia da votação, que era contra ao voto aberto em situações como em casos de sabatina para cargos como do Supremo Tribunal Federal, entre outros e em casos de vetos presidenciais. A mudança de ideia pode ser o indicativo que o senador republicano está preocupado em votar de acordo com as aspirações da população, que cobrava o voto aberto em todas as situações. Partindo desse pressuposto, pode ser que Blairo Maggi ainda mude de ideia e venha a concorrer ao Palácio Paiaguás e coloque mais fogo na disputa, hoje bastante favorável a Taques. No entanto, dizem que Blairo somente não tomou uma decisão ainda por questões familiares, o que também leva a crer que algo possa mudar. E com Blairo na disputa, terá o apoio do PT, como já apontou a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Assim, cai fora o juiz Julier Sebastião da Silva, que até o momento não está passando de ‘balão de ensaio’, pois não se filiou a sigla e a nenhum outro partido, mesmo que possa fazê-lo até abril de 2014.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img