27.4 C
Rondonópolis
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Percival Muniz: “Pretende disputar a Prefeitura de Rondonópolis em 2012, mas antes quer ser o vice de Mauro Mendes no governo estadual...”
Percival Muniz: “Pretende disputar a Prefeitura de Rondonópolis em 2012, mas antes quer ser o vice de Mauro Mendes no governo estadual...”

1- SÃO INÚMERAS
as multas a políticos que fazem propaganda eleitoral antecipada, mas isso não intimida nenhum candidato ou coligação a viabilizar alguns meios para enaltecer o nome de algum postulante. Talvez para estas pessoas o tempo de quase cinco meses de pleito eleitoral não é suficiente para divulgar suas propostas e até ações já feitas pela sociedade. Estas propagandas eleitorais antecipadas normalmente são feitas por quem já está no poder, ou seja, ocupando algum cargo público, o que se torna injusto para quem é ainda apenas um postulante sem condições de mostrar o que pretende para a população, contando apenas com o período eleitoral.
Evidentemente que quem já está trabalhando pela população naturalmente tem condições de mostrar que tem condições de representar a sociedade por mais um mandato, mas sendo algo que não deve ser forçado. E às vezes, mesmo sendo algo irregular, o que contraria as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é extremamente benéfico para a população saber mais sobre os candidatos, principalmente, aqueles que já ocupam cargos públicos, para analisar se estes políticos merecem ou não dar continuidade ao trabalho. Ou seja, são as contradições políticas eleitorais que pairam sobre a população.
ALIÁS,
está circulando pelo município de Rondonópolis, um pequeno jornal de quatro páginas apresentando algumas ações do governador Silval Barbosa (PMDB) desde que tomou posse no lugar do ex-governador Blairo Maggi (PR), o qual deixou o cargo para dedicar-se a disputa ao Senado Federal. O jornalzinho tem na capa a foto bastante simpática de Silval Barbosa com a faixa de governador e com os dizeres “Mato Grosso está em boas mãos”.
O impresso destaca ações nas áreas da saúde, segurança e educação, e mostra ainda algumas realizações junto com o ministro da Educação Fernando Haddadd, o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos e o ministro das Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann.
O jornalzinho  vem com o símbolo do PMDB e no cantinho tem uma chamada para a conquista de mais um recorde de produtividade em Brasília do deputado federal Carlos Bezerra. O parlamentar pode até ficar para o lado de fora nas articulações em torno da candidatura de Silval Barbosa ao governo do Estado, mas não pode ser deixado de lado, na hora de enaltecer as ações peemedebistas, afinal de contas ele é o eterno presidente da sigla. Projetos de deputados estaduais também tiveram seu espaço para divulgar ações nas áreas da saúde, educação e segurança, e ainda foi destacado o trabalho já realizado pela esposa do governador peemedebista Roseli Barbosa na Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.
Foi descrito o perfil político do governador Silval Barbosa, que teve uma foto elaborada ao lado presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), com a frase “Mais e Melhor para Mato Grosso”. Esta imagem foi publicada cumprindo com os dois importantes motivos eleitorais, sendo que recentemente o PT anunciou o apoio à candidatura de Barbosa, e Lula, além de presidente do Brasil, filiado ao PT, tem a aprovação de mais de 85% da população, algo que é extremamente vantajoso. Então nada do que mais eficaz do que uma publicação da imagem de Barbosa ao lado de Lula.
ALIÁS,
é possível ver na cidade um outdoor com uma foto da deputada federal Thelma de Oliveira do PSDB, a qual é candidata à reeleição este ano, com a seguinte frase “Apóio o ficha limpa”.
Como se vê, há várias formas de manifestar-se eleitoralmente para conquistar os votos.
Já no rádio e na TV, que nesta época do ano eleitoral são proibidas as propagandas eleitorais, os políticos tentam ser bastante sutis,.

2- O EX-PREFEITO
de Cuiabá e candidato ao governo do Estado, Wilson Santos (PSDB), está contando com grandes apoios nesta campanha, sendo talvez esta a forma dele conseguir alavancar de vez esta postulação e até mesmo fazer a população esquecer das suas constantes despedidas de mandatos para ingressar em outro. Pois, além de ter o nome cotado para ser candidato a vice-presidente do Brasil por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ele terá todo o respaldo do candidato a presidente, o ex-governador de São  Paulo, José Serra (PSDB), que até mesmo se deslocará algumas vezes para a capital cuiabana para fazer campanha para o tucano. Sabendo disso, Santos tratou de prometer muito mais e garantiu que viabilizará mais investimentos na saúde contando com o apoio de Serra.

3- SERÁ BASTANTE
Interessante um disputa pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis em 2012, com o quase enferrujado deputado estadual Percival Muniz (PPS), que ainda é bastante ardiloso e estrategista eleitoral, sendo que ele disse que os deputados federais Carlos Bezerra  (PMDB) e Wellington Fagundes (PR) já deveriam se aposentar, sendo que o parlamentar socialista já faz parte da lista dos políticos que já contribuíram demasiadamente com o Estado. Outro candidato poderá ser o ex-prefeito Adilton Sanchetti , onde muitos arrependidos sonham com sua volta e torcem para que ele dispute em 2012 o cargo de prefeito. E o atual prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB), que se não tomar algumas providências eficientes em sua administração, se concorrer em 2012 não conseguirá a reeleição.
O DEPUTADO ESTADUAL
Percival Muniz afirmou que vai disputar a prefeitura de Rondonópolis em 2012, escolheu os candidatos com quem quer ir para a disputa: “Serei candidato e quero ir pra disputa com o Zé do Pátio e com o Sachetti. Com os três ex-prefeitos juntos seria bom para a população avaliar”.
Será bom mesmo, no entanto, a população já terá conhecimento suficiente das três gestões e terá condições de eleger um candidato que atenderá da melhor maneira possível. É claro que algumas falhas durante sua gestão na Prefeitura de Rondonópolis podem até ser escondidas, mas há algumas coisas que a população jamais esquece, e sabe distinguir boa administração de má administração. Será a oportunidade de a população mostrar que a política está mudando, diferente do que estes candidatos pensam, e não irão construir um carreirismo sob a cegueira do povo.
Por outro lado, Percival já esteve à frente da Prefeitura de Rondonópolis por seis anos, bom relacionamento com o funcionalismo público, o progressista já é visto como uma ameaça à reeleição do prefeito José Carlos do Pátio, que está em seu segundo ano de mandato e enfrenta sérios problemas de gestão.
O QUE SE SABE
é que Percival foi o responsável pela saída do empresário Mauro Mendes (PSB) do PR prometendo que elegeria o novo governador de Mato Grosso. Mendes, que não tinha espaço no PR devido a candidatura de Silval Barbosa (PMDB) ao governo, para viabilizar seu projeto, aceitou a proposta de Muniz, o qual está cumprindo com que prometeu e está garantindo uma campanha frutuosa para o novo socialista Mendes.
É claro que Muniz não faz nada de graça e para isso alertou que a vaga de vice-governador era dele, e em um convite disfarçável feito por Mendes, o parlamentar socialista irá aceitar compor a chapa para a disputa do Governo do Estado.
E se esta chapa for eleita, e se Muniz disputar a Prefeitura de Rondonópolis, será mais um político deixando o mandato para ingressar em outra concorrência. E as pretensões pessoais se sobressaem sobre as prioridades do povo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img