25.9 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Cláusula de Barreira: PCdoB deve confirmar fusão com o PPL

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Fotos: Divulgação

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Pátria Livre (PPL) emitiram comunicado conjunto em que anunciam a unidade entre as duas legendas para enfrentar o desafio de superar a cláusula de desempenho e fortalecer a oposição ao governo do presidente eleito Bolsonaro (PSL). A informação foi repassada ontem (28), pelo vereador Sílvio Negri (PCdoB).

“Com esse propósito, será realizada uma reunião conjunta das duas legendas no próximo domingo (2), em São Paulo. Aqui em Rondonópolis ainda não reunimos com os representantes locais do PPL, mas logo iremos chama-los para uma reunião”, antecipou o vereador.

Cerca de 14 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem ficar abaixo da cláusula de barreira, mecanismo que tenta reduzir a fragmentação partidária no Brasil e que passou a valer a partir destas eleições.

Os partidos políticos que não conseguiram superar a exigência são: PCdoB, Patriota, PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.

Na Câmara Municipal de Rondonópolis existem três vereadores filiados a dois destes partidos, sendo Sílvio Negri (PCdoB) e Bilu da Areia e Roni Cardoso, ambos do PRTB. Todos estavam avaliando a possibilidade de deixar os atuais partidos em busca de outras siglas para disputarem a reeleição em 2020.

“O partido que não ultrapassou a cláusula de barreira perderá tempo no horário político no rádio e televisão, participação em comissões do Congresso Nacional e o Fundo Partidário, situação que torna mais difícil qualquer eleição, mas agora com a fusão com o PPL a situação melhora”, avalia Sílvio Negri.

Os vereadores Roni Cardoso e Bilu da Areia, filiados ao PRTB, ainda vão levar a discussão para a executiva do partido, mas a tendência é que eles se desfiliem da sigla caso não ocorra a fusão com outra legenda.

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Nivaldo, discordo de você! A palavra “comunista” não descredencia um partido ou pessoa de participar da democracia do país na atual conjuntura! Descredencia sim EM QUALQUER CONJUNTURA! Desde quando um COMUNISTA pode ser considerado um paladino da defesa da democracia? Em que país comunista há democracia? Cuba? Venezuela? China? Rússia? Meu caro, o COMUNISMO é antagônico à DEMOCRACIA. Assim como o SOCIALISMO, indubitavelmente também o é! O CAPITALISMO pode e deve ser considerado a forma mais racional e justa para o exercício da DEMOCRACIA. Obviamente, o capitalismo selvagem, aquele que em que a benevolência e o amparo são deixados de lado, deve ser sim combatido. Mas não há como negar que o capitalismo é a única forma de se viver em uma democracia. Com certeza não é o regime ideal, mas é, sem dúvida, o único possível em uma democracia. Como diria Winston Churchill: “A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas, enquanto a do socialismo é a igual distribuição das misérias.”

  2. Percebo que na atual conjuntura a palavra comunista está com carro chefe de descredenciamento da situação democrática do país poderíamos aproveitar este Gancho e aderir ao PPR já que essa proposta Pátria livre soa melhor que comunista do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Rio Grande do Sul pode voltar a ter fortes temporais na próxima semana

Há previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul nos próximos 7 a 10 dias. O estado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img