24.1 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Senador José Medeiros consegue apenas 10 votos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Jose Medeiros cumprimenta senador Eunicio - 01-02-17

O senador mato-grossense José Medeiros (PSD) foi derrotado ontem na eleição para a presidência do Senado Federal. Ele obteve apenas 10 votos, contra 61 do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que foi eleito presidente da Casa para o biênio 2017/2018. Outros dez senadores votaram em branco.
Anteontem, Medeiros havia declarado que não era certo que contaria com os votos dos senadores mato-grossenses Cidinho Santos (PP) e Wellington Fagundes (PR). Mas estava confiante que, naquele momento, já teria o apoio de 31 senadores, faltando apenas articulações para conseguir mais dez votos que o elegeria presidente do Senado Federal. Porém, as suas previsões falharam.
A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista Eunício e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
Logo após a eleição do senador Eunício Oliveira como presidente do Senado, no início da noite de ontem, foram eleitos os outros integrantes da Mesa para o biênio 2017-2018. Foi apresentada uma chapa única e o processo de votação ocorreu já sob a direção de Eunício. A chapa foi confirmada com 75 votos a favor e apenas quatro contrários — sem abstenções.

Senador José Medeiros: derrotado na eleição para a presidência do Senado Federal - Foto: Arquivo
Senador José Medeiros: derrotado na eleição para a presidência do Senado Federal – Foto: Arquivo

Para a Primeira-Vice-Presidência, foi eleito o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) vai ocupar a Segunda-Vice-Presidência. O senador José Pimentel (PT-CE) foi eleito Primeiro-Secretário — cargo considerado importante por lidar com a parte administrativa e com os contratos da Casa. Os senadores Gladson Cameli (PP-AC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Zezé Perrela (PMDB-MG) ficaram com a Segunda, Terceira e Quarta-Secretarias, respectivamente.
SUPLENTES
Na mesma votação, foram eleitos os secretários suplentes. Os senadores Eduardo Amorim (PSDB-SE), Sérgio Petecão (PSD-AC), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Cidinho Santos (PR-MT) ocuparão as suplências da Primeira à Quarta-Secretaria.
Com a eleição para presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) se torna a segunda pessoa na linha sucessória do governo, atrás apenas do presidente da Câmara. O presidente do Senado tem direito a uma residência oficial na Península dos Ministros (área nobre de Brasília) e a uso ilimitado de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O salário do presidente equivale ao salários dos demais senadores.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

Dados preliminares de uma pesquisa apresentada durante o Festival 3i, no Rio de Janeiro, revelam que o mercado de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img