24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Mais de mil acidentes em 5 meses na cidade

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Os acidentes envolvendo motocicletas continuam disparados, com 793 registros em cinco meses
Os acidentes envolvendo motocicletas continuam disparados, com 793 registros em cinco meses

Uma estatística feita pelo Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, de janeiro a maio desse ano, contabiliza 1.016 ocorrências de acidentes no trânsito da cidade em apenas cinco meses, o que perfaz uma média preocupante de 6,77 casos/dia.
Conforme o documento, os acidentes envolvendo motocicletas continuam disparados, com 793 registros em cinco meses, o que dá uma média de 158,6 acidentes/mês e 5,28 por dia. Os registros de acidentes envolvendo carros somam 79 no mesmo período o que dá uma média de 15,8/mês e 0,58/dia.
A estatística também revela um dado preocupante: os atropelamentos envolvendo ciclistas e pedestres. Os números com condutores de bicicletas registram 69 acidentes em cinco meses, o que dá uma média de 13,8 casos/mês e 0,46/dia, ou um caso a cada dois dias.
Os atropelamentos de pedestres, por outro lado, onde as vítimas constantes são crianças e idosos, apontam 75 casos de janeiro a maio deste ano. Os números indicam uma média de 15 acidentes por mês e 0,5/dia.
O maior problema dessa realidade é que a maioria dos acidentes resulta em lesões aos envolvidos, muitas delas com certa gravidade e que demandam tratamentos longos e dolorosos. Os acidentados, em sua maioria, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acabam por ocupar por longos períodos os leitos dos hospitais redundando em gastos grandiosos ao poder público e prejuízos pessoais aos envolvidos.
CAMPANHAS
A sociedade organizada (igrejas, instituições públicas e privadas), bem como o poder público, tem se mobilizado no sentido de promover campanhas educativas de conscientização de trânsito.
COMO EVITAR ACIDENTES
Preocupado com a situação dos acidentes na cidade, o pároco de Vila Operária, padre Lothar Bauchrowitz, apresentou a ideia de envolver os condutores de moto na busca pela solução desse problema. A ideia do religioso repassada à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SETRAT é a de se elaborar um questionário endereçado aos motociclistas, pedindo sugestões de: “Como evitar acidentes com motocicleta”. A enquete será lançada às 14h do próximo dia 24/06, no Centro de Pastoral da Diocese, na avenida Frei Servácio. As pessoas que responderem ao questionamento e devolverem até o dia 10 de agosto irão concorrer ao sorteio de um prêmio de R$ 1 mil em dinheiro, que será realizado na Praça Brasil, no dia 13/08/2010.
As respostas recebidas serão compiladas e entregues aos organismos públicos responsáveis pela solução dos problemas de trânsito.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sispmur alerta: “Fantasma do CRP” volta a rondar o Paço

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), Geane Lina Teles, externou ontem sua preocupação com...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img