21.1 C
Rondonópolis
 
 

10 tipos de infração geraram 110 mil multas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Deixar de usar o cinto de segurança continua sendo a infração campeã em autuações
Deixar de usar o cinto de segurança continua sendo a infração campeã em autuações

Um levantamento feito pelo setor de estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) aponta que, de todas as infrações cometidas por motoristas em Mato Grosso, apenas 10 tipos foram responsáveis por 110.582 multas aplicadas no ano passado. Deixar de usar o cinto de segurança continua sendo a campeã em autuações.
Foram 18.711 multas aplicadas no período. Em segundo lugar vem a falta de licenciamento do veículo, com 15.628 autuações. Dirigir sem Carteira de Habilitação somou 14.072 multas e falar ao celular dirigindo, resultou em 12.748 ocorrências. A maioria foi aplicada na Capital, 64.226 infrações. Isso contando apenas as 10 mais cometidas. Levadas em conta todas as infrações, o número sobe para 83.890.
Outra infração bastante comum é o estacionamento em local proibido. Somente em Cuiabá, se somados os estacionamentos em faixa amarela e os estacionamentos em calçadas, passeios, canteiros e jardins públicos, o número chega a 15 mil. No total, as multas aplicadas em Mato Grosso, em todos os níveis em 2009 foi de 172.739.
De acordo com o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, os números refletem a falta de educação das pessoas e uma fiscalização mais efetiva por parte do Estado e dos municípios, onde o trânsito é municipalizado. “Nós podemos perceber que a maioria das falhas, vem de origem comportamental, ou seja, é uma coisa cultural e, mudar isso, levará vários anos ainda”, avalia.
Para o diretor de Habilitação do Detran, Eugênio Destri, o caminho para mudar o quadro é investir pesado em educação com forte ênfase em fiscalização. “Não tem como ser diferente, as pessoas que cometem infrações assim, só vão aprender a respeitar as leis de trânsito quando sentirem que estão sendo “vigiadas” pelo Estado e as multas forem mais pesadas”, argumenta.
Destri avalia que educação é um trabalho de longo prazo, que vai se refletir nas futuras gerações, mas no curto prazo, só a fiscalização rigorosa, seguida de punição exemplar, irá reverter a situação.
Além dessas, outras 47.995 multas foram aplicadas a motoristas de Mato Grosso, transitando em outras unidades da federação. A maioria por excesso de velocidade, somando 22.941. Já multas por dirigir sob influência de álcool, ao contrário do que muitos imaginam, somaram apenas 988 ocorrências. Destas, 222 foram autuações de mato-grossenses em outros Estados.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img