35 C
Rondonópolis
 
 

Militares são treinados para operar câmeras

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O curso vai capacitar as Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros na operacionalidade do sistema
O curso vai capacitar as Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros na operacionalidade do sistema

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) realizou ontem (18) o treinamento de 18 profissionais da Segurança Pública que serão responsáveis pelo controle do Sistema de Videomonitoramento Remoto Urbano (VEM), na cidade de Rondonópolis. O curso vai capacitar as Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros na operacionalidade do sistema.
Segundo o gerente técnico do Ciosp, major PM Loirson Benevides, o treinamento é importante para que os policiais conheçam o programa e o manuseio dos aparelhos que serão utilizados para fazer o monitoramento.
Para o comandante-adjunto do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, major PM Vanilto Nogueira, o curso é necessário para oferecer um atendimento melhor à população que acionar os números de emergência e levar a sensação de tranquilidade aos moradores do município.
Pela manhã os alunos participaram de uma palestra teórica explicando como é a tecnologia utilizada e para capturar as imagens, bancos de dados e o sistema da central de ligações do Ciosp de Cuiabá. A tarde os militares conheceram como funciona o VEM e colocaram em prática o que aprenderam.
Em Rondonópolis serão instaladas 26 câmeras de videomonitoramento nas ruas e avenidas centrais da cidade. As câmeras inibem ações criminosas e evitam pequenos delitos, além de fornecerem provas materiais para investigações da polícia. O mais importante é que os equipamentos auxiliam a polícia a agir de forma proativa, reagindo antecipadamente e evitando que a ação delituosa ocorra.
As imagens remotas fornecidas pelas câmeras de monitoramento são capturadas e apresentadas em tempo real, ficando depois armazenadas no banco de dados. As câmeras têm alta capacidade de zoom e mobilidade e conseguem visualizar a placa de um carro distante até 600 metros, giram 360° na horizontal e 180° na vertical.
“A nossa expectativa é reduzir os índices de roubo na área central e com as câmeras vamos diminuir o número de viaturas na área central e colocar mais nos bairros periféricos da cidade”, afirmou o major Vanilto Nogueira.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Eleições municipais: Ex-presidentes da Câmara ensaiam retorno

Pelo menos três ex-presidentes da Câmara Municipal têm projetos para retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano, a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img