23.5 C
Rondonópolis
 
 

Falar em Natal é falar de Advento, tempo de espera

Preparai o caminho do Senhor (Jo 1,19-28)

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

Advento é tempo de chegada, que corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Liturgicamente para a Igreja Católica, as quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, para iluminar a vigília do advento. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida humana nos impõe.

Portanto falar em advento é falar de João Batista, conforme narra o Evangelho de (João 1,6-8), é identificado como a primeira testemunha da luz. O que significa ser testemunha da luz? João Batista vem na frente para testemunhar a luz. A luz ilumina!Portanto, João é portador do anúncio de uma vida boa, justa, abundante. Ele anuncia a vida o Reino. Ser testemunha é partilhar da alegria e da luz! A luz só tem sentido se ela é partilhada! João Batista anuncia para toda a gente a chegada da luz. Ele chamou para preparamos os caminhos do Senhor e crermos na luz da vida!

É interessante observarmos que o Evangelista Lucas fala da mulher, de modo especial das mães grávidas sendo, Maria e Isabel que quando se encontraram, a criança no ventre de Isabel se mexeu de alegria.

Neste contexto, o evangelho de (Lc 1,28-38), destaca o papel do anjo quando disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se- á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim… O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus… Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.

Vamos a Belém?

Pois é na manjedoura de Belém que Deus fez sua morada. É lá na Manjedoura de Belém que acolhemos a ternura do Menino-Deus. É lá que testemunhamos a opção pelos pobres. Onde Deus fez-se gente, fez-se carne e nasceu em meio da pobreza, sendo pobre optando pelos pobres. Por isso mesmo, Belém é o lugar dos pobres.

É em Belém que seremos capazes de testemunhar o mistério da confiança, confiança em Deus menino que é Pai e Mãe de Amor, no irmão e irmã. É lá que fazemos a experiência de viveremos o mistério da acolhida, vendo a atitude de Maria que se coloca em atitude de escuta e disponível para acolher o Menino Deus em seu ventre. Belém é também casa, terra do Cuidado com a Vida e com os pobres. Deus nos espera em Belém, lá nossos irmãos nós veremos!

Nós da diocese desejamos a todos os leitores um Feliz Natal, que o Menino Deus lhe traga muita Saúde e Paz!

(*) M. Aparecida Silva, Coordenação Executiva de Pastoral

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img