27.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Mestrado em Geografia da UFMT alavanca suas pesquisas

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

No último dia 8 de novembro foi assinado em Cuiabá, na presença dos professores Mark Fellowes (pró-reitor da Universidade de Reading, Inglaterra), professor Evandro Soares (Reitor em exercício da UFMT) e do professor Jeater Santos (Coordenador do PPGEO-CUR), o primeiro “Memorando de Entendimento” que na prática é um Acordo de Cooperação Internacional entre as duas instituições para desenvolvimento em conjunto de pesquisas científicas, realização de eventos científicos, programas de ensino, publicações e mobilidade de pesquisadores (docentes e discentes) entre as universidades cooperantes. O acordo irá vigorar por cinco anos, podendo ser renovado. É uma excelente notícia para Rondonópolis, pois o acordo permite o acesso a fundos internacionais para o apoio financeiro de atividades científicas de interesse do município.

O acordo é fruto da minha iniciativa e do professor Jeater Santos, coordenador do Mestrado em Geografia. Desde 2017 nós estamos desenvolvendo pesquisas com colaboração de pesquisadores da Universidade de Reading, que resultarão em diversas dissertações de mestrado. Os resultados dessas pesquisas estão sendo publicados em periódicos da elite científica global, como por exemplo a revista “Urban Geography”. Nós somos o programa de pós-graduação da UFMT que mais promove ações de internacionalização. Essa é uma maneira inteligente de atrair recursos para a produção científica, nesse período de corteis brutais ao fomento da ciência que atravessa a comunidade acadêmica brasileira.

Nós também estabelecemos parcerias com instituições brasileiras, com o mesmo objetivo de produzir ciência de qualidade elevada. Uma dessas parcerias, entre a UEPG, na figura da Editora-Chefe da revista científica “Terra Plural”, professora Rosemeri Segecin Moro; o Mestrado em Geografia da UFMT em Rondonópolis (professores Fabio Angeoletto e Jeater Santos), e o Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UFSM (professor Luís Guilherme Aita Pippi), resultou na publicação de uma coletânea de artigos científicos. Essa coletânea, o “Dossiê Temático Cidades Médias de Hoje e do Futuro” reúne 60 artigos de cientistas do Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Polônia, Eslováquia, Espanha, Portugal e Itália. O Dossiê está dividido em dois volumes. O primeiro volume foi publicado no último dia 19 de novembro, e pode ser acessado gratuitamente no website da “Terra Plural”. O segundo volume, também de acesso gratuito, será publicado no inicio do próximo mês de dezembro.

Os artigos, publicados no Dossiê são contribuições inspiradoras, que distinguem matizes e elucidam aspectos arquitetônicos, urbanísticos, sociais, econômicos, ecológicos, geográficos, políticos, legais, demográficos, paisagísticos, de mobilidade urbana, de saúde pública e culturais das cidades de porte médio, como Rondonópolis, Raleigh (nos Estados Unidos), Maringá, Santa Maria, Porto (em Portugal), entre outras.

(*) Fabio Angeoletto é um dos ecólogos urbanos mais citados no Brasil, e professor do Mestrado em Geografia da UFMT, campus de Rondonópolis

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img