28.1 C
Rondonópolis
 
 

Tu és Pedro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

(*) Dom Juventino

Neste dia 29 de junho o calendário sinaliza a festa de São Pedro e São Paulo. Para a Igreja Católica, presente nos continentes é também dia do Papa. “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).

Quem é São Pedro? – Era chamado de Simão, nascido em Betsaida, filho de Jonas e irmão de André. De profissão era pescador no mar da Galileia. Estava lançando as redes quando Jesus passou e lhe disse: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonou as redes e o barco e o seguiu” (Mt 4,18-19) e Jesus fixando o olhar nele disse: “Tu és Simão, filho de Jonas, serás chamado de Céfas” (Jo 1,40), isto é; pedra, daí o nome: Pedro.

Foi escolhido por Jesus para integrar o grupo dos doze apóstolos. Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Mt 16,13-20). Orou junto com Jesus, mas também reagiu à prisão do Mestre cortando a orelha de um dos soldados. Acompanhou Jesus à prisão. Porém negou por três vezes afirmando não ser discípulo de Jesus.

Após a ressurreição, Jesus chama, reconstrói sua vida e confia em Pedro e lhe diz: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Sim Senhor, tu sabes que eu te amo” respondeu Pedro. “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,15). Assim Jesus o constituiu primeiro Papa da Igreja. Anuncia o Evangelho aos Judeus, peregrina para Roma onde morreu crucificado de cabeça para baixo.

Quem é São Paulo? – Nasceu em Tarso. Foi educado por Gamaliel. Consentiu a morte de Estevão e perseguiu a Igreja. No caminho de Damasco, tocado pela luz de Deus, caiu do cavalo. Após esta queda entrou num processo de conversão. Batizado por Ananias (At 9,18-19) tornou-se anunciador de Jesus Cristo. Saiu da Judéia e foi para as colônias gregas e romanas. Anunciou o Evangelho e fundou comunidades e as acompanhou com visitas e cartas.

Aprisionado na Cesárea foi levado preso para Roma. Na prisão escreveu as mais lindas cartas. É dele a frase: “Anunciar o evangelho não é uma glória para mim, é uma obrigação que me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16), e ainda “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

E quem é o Papa? -A “rocha” sobre a qual está edificada a Igreja é Cristo. O papa tem a missão de reunir, congregar, unir e zelar pelo rebanho. Hoje nosso papa é Francisco. O Jesuíta cardeal Jorge Mario Bergoglio, eleito papa, assumiu o ministério apostólico aos 19 de março de 2013.  Nasceu em Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936. Com 83 anos é o primeiro Papa latino-americano

Papa Francisco é um homem de hábitos comuns e de imenso apreço pelos pobres. “Papa está a serviço dos pobres e mais humildes”, confirma. Ensina o Papa: “É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não esqueçamos, jamais, que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o serviço humilde, concreto e abrir os braços para guardar todo o Povo de Deus e acolher, com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os mais fracos, os mais pequeninos”.

Neste dia do papa, a Igreja Católica em Rondonópolis-Guiratinga eleva a Deus as preces pela Igreja e pelo Papa. Os cristãos professam: “Creio em Jesus Cristo, creio na Igreja Católica”. Esta profissão de fé renova nos cristãos o compromisso de amar a Igreja, de seguir os cominhos de Jesus Cristo e de serem evangelizadores.

Em todas as Igrejas, neste dia, realiza-se a coleta “Óbulo de São Pedro”. Uma coleta que vai para um fundo comum e tem a finalidade a ajuda humanitária da Igreja por ocasião de catástrofes da natureza, guerras, refugiados, secas, enchentes, pobreza.

(*) Dom Juventino Kestering – Bispo Diocesano

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Brasileirão: Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

O Botafogo venceu o Flamengo por 2 a 0 no início da tarde deste domingo (28) no Maracanã, pela...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img