16.1 C
Rondonópolis
, 29 maio 2024
 
 

As consequências da Operação Lava Jato

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Shirlei Mesquita

O Brasil tem dimensão continental e nos dá as melhores condições para nosso desenvolvimento. Nosso clima tropical favorece a agricultura, não temos vulcões, terremotos, nem mesmo outras catástrofes naturais que destrói e assusta a humanidade. Por que, então, há tantos problemas e dificuldades no nosso dia-a-dia? A resposta está na corrupção que está explícita e se tornou fortemente presente em razão dos resultados da operação lava-jato, que deixou a descoberto uma série de crimes que não nos era possível imaginar a dimensão.
O processo de impeachment é apenas parte do expurgo nacional, necessário para despertar o combate firme e consciente deste grande mal. O momento é de reflexão para todos os cidadãos que devem buscar melhorar-se, pensando no próximo, agindo de forma honesta e resgatando a boa-fé que deve ser inerente a cada um.
Muitas medidas já estão surgindo para implantar rotineiramente o combate à corrupção. As empresas devem adotar medidas de compliance para se precaverem contra atos de corrupção. Esta iniciativa de rígido controle interno inibe as práticas nocivas e dá maior credibilidade à empresa.
A transparência na gestão empresarial também se traduz em um plus, trazendo ganhos à empresa que passa a gozar de maior credibilidade no mercado, fator este cada dia mais exigido e necessário ao estabelecimento dos negócios.
A lei anticorrupção e as propostas do projeto de lei de iniciativa popular apresentado pelo Ministério Público Federal denominado “dez medidas contra a corrupção” pretende trazer inovações legais que tornam o combate à corrupção mais efetivo, possibilitando recuperar o dinheiro desviado e punindo os corruptos de forma mais severa, dificultando essas práticas lesivas para, se não extirpá-las de vez, diminuir em muito a sua ocorrência.
Precisamos, ainda, nos tornar cidadãos atuantes, primeiramente, escolhendo bem os candidatos que elegeremos e nos representarão. Não é possível votar em alguém para vereador, deputados estaduais e federais e logo em seguida nem mesmo saber seu nome. Devemos escolher o representante a partir de propostas concretas.
Promessas abstratas como fazer melhorias na saúde e educação não qualificam o candidato. É necessário um programa de atuação que o cidadão entenda necessário para apoiar o candidato e exigir o seu cumprimento nos quatro anos de mandato. A cidade será melhor e próspera com a participação atuante de cada um, cobrando e fiscalizando.
A História já deu mostras que não há um Salvador da Pátria e um belo discurso não traz as mudanças necessárias. A transparência é fundamental para o conhecimento e inibição das práticas de corrupção. Somente assim, poderemos amadurecer como povo.
O Observatório Social se propõe a ser um espaço de fomento à cidadania, facilitando o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos vereadores e também pelo Prefeito. A participação é fundamental.
A operação Lava Jato também abriu nossos olhos e nos fez perceber que chegou a hora de sair da comodidade de nossa poltrona. Tudo o que está acontecendo deve nos trazer à compreensão de que não podemos mais ficar em nossa espantosa inércia. A eleição para vereadores e prefeito se aproxima. É tempo de colocar em prática essa nova concepção de cidadão atuante a fim de pararmos de repetir os mesmos erros. Trocar apenas as pessoas e continuar com os mesmos atos não nos conduzirá a resultados diferentes.

(*) Shirlei Mesquita Sandim, presidente do Observatório Social de Rondonópolis, advogada

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Infelizmente a maioria dos candidatos a esses cargos publico estão contaminados, motivo pelo qual é com o procurar agulha num palheiro, mas temos o dever de separar o joio do trigo se quisermos ter boa semeadura e colheita profícua.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Hospital universitário: “Sonho pode estar perto de se tornar realidade”, diz vereador Dr. José Felipe

O sonho da vinda do Hospital Universitário para Rondonópolis caminha para se tornar uma realidade. A informação foi repassada...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img