28.3 C
Rondonópolis
, 29 maio 2024
 
 

Cinco anos de saudade

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

No dia 12 de janeiro de 2015 completaram-se cinco anos de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann. Ela foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti e matou mais de 200 mil pessoas. Naquele inicio de janeiro, Dra. Zilda havia assumido o compromisso de participar de uma reunião em Porto Príncipe, Haiti, junto à Conferência dos Religiosos daquele país. O objetivo da reunião era repassar a metodologia de trabalho da Pastoral da Criança no Brasil para que a mesma fosse adaptada e implantada nas comunidades haitianas.
Cerca de 20 mil pessoas compareceram ao evento “Celebração Dra. Zilda-Vida plena para todas as crianças”. O evento aconteceu no dia 10 de janeiro de 2015, na Arena da Baixada do Clube Atlético Paranaense. Caravanas de todo o Brasil se mobilizaram para visitar o Museu da Vida e marcar presença na celebração. Muitos viajaram por mais de 30 horas de ônibus em peregrinação para Curitiba, o que envolveu, especialmente, a visita a três lugares: o Museu da Vida, que fica na sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança; a visita ao túmulo onde estão os restos mortais da Dra. Zilda; e a participação da celebração Eucarística, na arena da Baixada.
Além de líderes, crianças e jovens foram acompanhados pela Pastoral da Criança. Dezenas de autoridades participaram do evento e do compromisso com a infância no país. A Diocese de Rondonópolis esteve representada pela coordenadora Diocesana Rose Marie Telles, onde assumiu a missão de reativar a Pastoral da Criança nas paróquias: São Sebastião (Dom Aquino), São João Batista (Guiratinga), Santa Terezinha (Tesouro) e São Sebastião (Alto Garças). No município de Rondonópolis, a Pastoral da Criança já está implantada em todas as Paróquias.
Na celebração realizada na Arena da Baixada, foi feita a entrega oficial de uma moção popular solicitando à Arquidiocese de Curitiba-PR, a abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda Arns Neumann. O documento continha mais de 200 mil assinaturas de todo o Brasil.
A moção é um documento que tem por objetivo demonstrar o apoio da população a uma causa ou proposta. A moção de apoio dos fieis é um reconhecimento à fama de santidade e ao legado evangelizador e pastoral da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.
Dom Rafael Birnaski, ao receber o documento com as assinaturas, disse: “Recebo em nome da igreja, as Moções de Apoio, provenientes das diferentes Dioceses do Brasil e de outros países, sobre o legado da pastoral de Dra. Zilda, mulher atenta às necessidades dos menos favorecidos e humildes. Em tudo, Dra. Zilda priorizou as mães gestantes e as crianças. Rogo que Deus receba o nosso pedido sobre a fama de santidade da Dra. Zilda, pois na vida sempre promoveu vida plena para todas as crianças”.
Neste final de semana, de 24 a 26 de julho de 2015, acontece a Assembleia Eletiva da Pastoral da Criança nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Tem como finalidade avaliar a caminhada da Pastoral da Criança, bem com a eleição da nova coordenação e estabelecimento das metas para o próximo quadriênio.
“O mundo não será melhor se ficar rico, mas o mundo será melhor se todas as pessoas crescerem em igualdade social e, principalmente, trazendo nos seus corações a fé e o espírito de vida em abundância, sem corrupção, corresponsáveis, preservando a natureza, preservando a vida das pessoas, sejam elas quais forem no mundo inteiro”. (Dra. Zilda Arns Neumann).

(*) Rose Marie Telles, coordenadora da Pastoral da Criança de Rondonópolis-Guiratinga

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Feiras livres: Legislação muda e distribuição de propaganda está liberada na campanha

O rondonopolitano já sabe que as tradicionais feiras livres da cidade viraram ponto de encontro certo de candidatos, especialmente,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img