31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

A Brasil Rotário

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A fim de manter um contato mais próximo com seus colaboradores, clientes ou interessados, muitas empresas e instituições de caráter público ou privado divulgam seus feitos, planos, produtos ou serviços através de informativos internos e externos das mais diferentes espécies, tipos gráficos, tamanhos e tiragens. No mundo rotário, há uma prática semelhante. Cada Rotary Club, sempre que possível, procura divulgar seus programas e suas ações através dos chamados meios de comunicação de massa, ou mass media (rádio, jornal e televisão) e de redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo. Entretanto, alguns clubes (sabiamente) preferem manter a publicação do seu próprio informativo, às vezes chamado informal e carinhosamente de ‘jornalzinho’, que no âmbito da Governadoria ganha ares de Carta Distrital.

No cenário nacional, o Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro do país, reconhecendo a importância de ter um órgão oficial para divulgar as suas práticas e atividades, lançou um boletim informativo no dia 14 de novembro de 1924. Em 1928, a publicação de quatro páginas virou a revista Rotary Brasileiro, rebatizada como Brasil Rotário em janeiro de 1951, quando contabilizava apenas 5.000 leitores e 32 páginas. Com o passar do tempo, e graças ao trabalho e dedicação de diversos profissionais e voluntários, a publicação evoluiu a olhos vistos, atingindo a tiragem atual de quase 60.000 exemplares por edição, sendo considerada uma das mais importantes do mundo no seu segmento, ao lado da pioneira The Rotarian (Estados Unidos, lançada em 1911), Rotary Today (Inglaterra, lançada em 1915), Rotary Magazin (Alemanha, lançada em 1929), Le Rotarien (França, lançada em 1952) e Rotary Downunder (Austrália, lançada em 1965).

Prestes a completar 90 anos, a Brasil Rotário conta atualmente com 72 páginas, onde são divulgadas notícias nacionais e internacionais envolvendo a família rotária, ou seja, agremiações como a Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR), Interact, Rotaract e Rotakids, ligadas a diversos clubes e distritos rotários, sendo amplamente admirada por justamente conseguir reunir e noticiar a diversidade de atuação dedicada e constante do rotarismo brasileiro. Eu, particularmente, espero com moderada ansiedade (tenho sempre tanta coisa para ler!) a edição de cada mês. Com as recentes reformulações por que ela passou, ficou ainda mais fácil e divertido ler as seções Curtas (com notícias e novidades do mundo rotário), Colunistas (com textos claros e elucidativos de Ron Burton, atual Presidente do Rotary Internacional; e Denise Veira, Coordenadora Regional da Imagem Pública do Rotary na atualidade – só para citar alguns deles), Autores Rotarianos (uma das minhas preferidas, por divulgar livros feitos por ou do interesse de seus associados representativos), Rotary em Ação (com notas e fotos que mostram o que rotarianos brasileiros têm feito pelos quatro cantos do país), Os 50 Mais (perfil de rotarianos que fazem parte da entidade há pelo menos cinco décadas!) e Rotarianos que são Notícia (seção autoexplicativa, não é mesmo?), além da matéria da capa (sempre atual e assertiva) e, of course, da seção Relax – porque se divertir com algumas piadinhas e passatempos também pode ser um grande prazer para rotarianos ou não rotarianos de todas as idades.

Para sua informação, o site da Brasil Rotário (wwww.brasilrotario.com.br) surgiu em 1998, e a publicação também conta hoje com perfil no Facebook e no Twitter, além de uma conta no Youtube. A conquista mais recente foi o lançamento da versão digital da revista, adaptada a dispositivos móveis como celular, tablet, computador e smartphone, fato ocorrido em janeiro deste ano. Com isso, rotarianos do mundo inteiro, desde que assinantes e usuários oficiais do site, têm à disposição todo o conteúdo online da revista durante as 24 horas do dia, todo o mês, o ano inteiro.

Como se vê, embora no mundo rotário o mês de abril seja todo ele dedicado à Revista Rotária, a qualidade e o carinho com que a Brasil Rotário é feita nos faz estender o nosso apego e admiração a ela página após página, edição após edição. Uma relação de via dupla que não carece de discussão e, desculpe o trocadilho infame, nem precisa ser revista… Para quem não entendeu: pode ser site mesmo!

(*) Jerry Mill é mestre em Estudos de Linguagem (UFMT), presidente da Associação Livre de Cultura Anglo-Americana (ALCAA), membro da ARL (Academia Rondonopolitana de Letras), associado representativo e oficial de intercâmbio do Rotary Club de Rondonópolis (D4440)

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img