31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Economia solidária

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A experiência de Economia Solidária no município de Rondonópolis se deu com a formação do grupo “Dando as Mãos”, iniciada também pela atuação das Irmãs Catequistas Franciscanas em 2005, no município de São José do Povo – “Dando as Mãos” Organização dos Assentados e Empreendedores em Geral, com o objetivo de organizar empreendores/as do campo e da cidade a partir dos princípios da economia solidária: autogestão; democracia; cooperação; centralidade no ser humano; valorização da diversidade, aprendizagem e saber local; emancipação e justiça social na produção, baseado no cuidado com o meio ambiente.

Atualmente, integram a Organização dos Assentados e Empreendedores em Geral moradores da periferia da cidade e de 12 assentamentos localizados em sete municípios do Estado de Mato Grosso: São José do Povo, Rondonópolis, Guiratinga, Dom Aquino, Pedra Preta, Juscimeira e Poxoréu. Que também integram o Fórum de Economia Solidária que iniciou no ano de 2009, com objetivo de melhor desenvolver a reflexão e a prática, através da discussão e articulações, na qual participam empreendedores das periferias das cidades e dos 12 assentamentos dos sete municípios integrantes. O apoio das Irmãs Catequistas Franciscanas, entidades e /ou representantes, EMPAER – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S/A, Diocese de Rondonópolis, professores e alunos da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso.

Também com um Banco Comunitário de Desenvolvimento, Banco Cerrado, que nasceu dos trabalhos realizados pela “Dando as Mãos” desde 2005, com objetivo de oferecer serviços financeiros às comunidades rurais e promover o desenvolvimento local, na perspectiva da Economia Solidária. A comunidade, território da “Dando as Mãos”, é ela que cria a política de crédito e defini seus critérios. É a esperança de outro sistema financeiro, onde a vida é o centro, e o trabalho é o fator principal na geração de riquezas. Assim, a natureza e o bem viver são integrados ao desenvolvimento local, que passa a ser valorizado não só na dimensão econômica, mas também nas dimensões social, política, ambiental e cultura.

Acontece todo o ano a FECOSOL – Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar da Região Sul de Mato Grosso que tem como objetivos.

– Dar maior visibilidade ao Movimento de Economia Solidária na região, permitindo uma boa aproximação entre os diversos empreendimentos;

– Mobilizar, animar e criar expectativas positivas e comunicação permanente entre os empreendimentos;

– Promover o diálogo e o fortalecimento das reivindicações junto ao poder público local;

– Possibilitar a inclusão dos diversos atores sociais, que estão à margem, excluídos pelo capital, tais como: assentados, negros, indígenas, grupos de mulheres, pequenos agricultores…

A feira do ano de 2013, a 5ª FECOSOL acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro no Município de Pedra Preta.
Por uma economia justa e solidária, Dando as Mãos vai ser melhor!

(*) Ir Elizabete Marai da Silva e Ir Rosana Cruz

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img