30.9 C
Rondonópolis
, 23 maio 2024
 
 

Carta ao autor

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Edileusa regina pena - opiniao - 17-08-11Durante o ócio carnavalesco fiz uma das coisas que mais me agradam: debruçar-me sobre um livro. Em um encontro mágico e inigualável entre autor, leitor e texto, no qual a imaginação é a ferramenta principal para decifração das escrituras, interpretações sensoriais e perceber nas entrelinhas as possibilidades de novas construções crítico- reflexiva à respeito da leitura e da temática apresentada.
Além disso, ao ler “Opinião do Leitor, da Teoria à Prática” algo me chamou muito a atenção deixando-me extremamente feliz e encantada ao ver um jovem senhor já consolidado e muito prestigiado em sua profissão, exercida há alguns anos com muito mérito, se reconhecer um aprendiz, sentir necessidade pulsante de buscar mais conhecimentos enveredando por outras áreas do conhecimento, mesmo diante das dificuldades humanas e profissionais tão características dessa sociedade, na qual o trabalho e o emprego ainda é algo exaustivo.
Caríssimo advogado Saulo Moraes: seu livro é incrivelmente delicioso. Além disso, tem um diferencial mágico e encantador ao conseguir reunir a nata do jornalismo impresso-opinativo de Rondonópolis. Pessoas que todo dia dispensam um pouco do seu tempo para falar, pensar e fazer o cotidiano citadino mais prazeroso. Assim como, conseguir o incrível depoimento do ilustre jornalista e editor-chefe do A TRIBUNA, senhor Almir Lopes Rodrigues, que sempre preferiu a reclusão da redação aos flashes promocionais. E, tudo sempre com muita competência e seriedade.
Sua atitude é digna de méritos e louvores. Traz a reboque um ensinamento vital: sempre possível realizar coisas novas e diferentes, basta acreditar, querer e fazer com zelo, disciplina e amor. Como o senhor mesmo relata em seu texto brilhantemente escrito: “Tudo foi muito difícil e trabalhoso”, mas a vontade e a dedicação em promover o saber e desvelar o desconhecido, foram o motor impulsivador para desbravar novos caminhos.
A mim, resta agradecê-lo por sua persistência e rogar a Deus que seu exemplo seja seguido por tantos outros homens dignos, competentes e capazes de ir atrás do conhecimento e do saber que nunca cessa, enquanto estamos vivos.
A Opinião do Leitor ainda é um dos principais espaços no jornalismo tradicional e também nos veículos inovadores, como tablets, redes sociais, blogs, e-book mais democrático, além de ser o caminho mais próximo entre os consumidores-leitores, os editores do jornalismo impresso, eletrônico, digital ou virtual, os blogueiros e os usuários das redes sociais. É o principal instrumento de cidadania, no qual os leitores podem interagir e se pronunciar livremente sobre os fatos do cotidiano, apresentar sem receios suas elucubrações, lançar ideias e sentir-se livre para falar, opinar, criticar, elogiar ou questionar.
Indubitavelmente, Opinião do Leitor é um espaço vivo, democrático e onde a cidadania acontece de forma livre e inexoravelmente popular. O espaço Opinião do Leitor é quase terapêutico que eu sei e muitos sabem que serão lidos, elogiados ou questionados.
Aproveito, aqui, para pedir as pessoas para não terem receio de comentar sobre o que o leram no Opinião do Leitor, inclusive e principalmente por escrito para o jornal A TRIBUNA, justamente porque é importante para quem escreve conhecer a opinião do leitor. Caso contrário, esse espaço tão democrático e cidadão, propício às discussões e debates amenos podem se tornar em um espaço comum, sem muito significados, porque sempre ficará a incógnita em relação às interpretações dos leitores.
Caríssimo Dr. Saulo: obrigada por nos presentear com seu livro “Opinião do Leitor, da Teoria à Prática”. Espero e desejo de coração que este livro encontre muitos leitores ávidos por informação e conhecimento. Quanto ao ofício de jornalista, fico com os dizeres de Gabriel Garcia Márquez :
“…o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e torná-lo humano por sua confrontação descarnada com a realidade… Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderá persistir num ofício tão incompreensível e voraz, cuja a obra se acaba depois de cada notícia como se fora para sempre, mas que não permite um instante de paz enquanto não se recomeça com mais ardor do que nunca o minuto seguinte”.
Jornalistas são heróis sem reconhecimento, mas inesgotavelmente apaixonados pelo seu ofício de desvelar o fato imparcialmente.

(*) EDILEUSA REGINA PENA DA SILVA é jornalista e relações públicas por formação acadêmica e por paixão em seguir este ofício tão incompreensível e voraz. Mas também é professora Adjunto II da UFMT de Rondonópolis, porque viver é uma aventura a cada instante. [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Carta ao Autor
    Peço desculpas pelo meu relaxismo na divulgação de meu livro “Opinião do Leitor, da Teoria à Prática”. Tenho a dizer que a segunda edição do mesmo me será entregue pela editora até o meado deste mês de abril. Essa nova edição terá mais conteúdo de textos opinativos e uma apresentação técnico-cientifico do seu conteúdo (pp. 9/12), a qual foi elaborada pela carinhosa Edileusa, professora da UFMT, jornalista e relações públicas por formação acadêmica, como ela mesma costuma dizer. Aproveito esta oportunidade para render a querida Edileusa especial homenagem, admiração e agradecimento pela “Carta ao Autor”. Não tenho a pretensão de ser autor de livros, mas somente socializar os conhecimentos adquiridos nas academias e na vivência do dia a dia. Material esse que também serve para direcionar os gestores públicos naquele norte administrativo tanto almejado pela população.
    Saulo Moraes

  2. Oi, Advair: O livro está disponível nas livrarias em Rondonópolis. Costumo ir naquela do Shopping. Mas, veja com o editor do A Tribuna, porque faz tanto tempo que comprei e não saberia lhe dizer se ainda está lá na estante… Precisamos conversar. Abraços fraternos!

  3. Obrigada, meu nobre amigo Sabka. Eu, sim, que tenho o privilégio em ter um amigo como você. Também aprendo, a cada dia, com seus textos. Idem, idem, na mesma data e hora… Você mora no meu coração de graça… Beijos

  4. Opinião do leitor, é um espaço de utilidade pública muito importante para a comunidade. Parabéns ao Jornal A Tribuna e seu Editor. Eu tenho tirado proveito dessa coluna que vai além da informação.

  5. Que bom que você, Edileusa, caríssima amiga, de encantos mil, se encontra em nosso meio rondonopolitano, pois a cada artigo seu aprendemos sempre um pouco mais, pois eu me considero um eterno aprendiz, apesar de minha “melhor idade”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Bolão em Rondonópolis fatura quase R$ 5 milhões na Dupla Sena

Apostadores de um bolão feito em Rondonópolis ganharam o prêmio de R$ 4.838.907,32 ao acertarem seis números da loteria...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img