23.1 C
Rondonópolis
, 16 junho 2024
 
 

O brado retumbante

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Temos que reconhecer que a Rede Globo tem um trabalho de pesquisa constante e faz diagnósticos das tendências, percebendo a direção do humor da maioria da população e vai abordando estes temas em suas novelas e documentários antecipando realidades, ditando modas, etc.
Acho que há situações de exagero na antecipação de temas com conteúdo, a meu ver, extremamente inconvenientes para o horário e a faixa etária do sofá.
Mas, sua programação, em algumas situações, tem antecipado, também importantes transformações nacionais resultantes da revolta e indignação da população em geral.
São cada vez mais evidentes os desmandos, a corrupção deslavada, resultantes da união espúria e interesseira de históricos “inimigos ideológicos”.
Acabou-se o radicalismo. O PT rifou seus princípios e alia-se aos “malas”, legítimos e históricos representantes da extrema direita da política nacional para perpetuar-se no poder.
Temos um Governo que arrecada, anualmente, trilhões, em um faminto e injusto sistema de multitributos geometricamente progressivos. É o segundo sistema mais cruel de arrecadação do mundo e tem um dos piores resultados, quanto ao retorno, isto é, aplicação destes recursos em benefício da população. A Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura, são uma vergonha, e o que há de pior possível.
A população, insatisfeita, está reagindo cada vez mais explicitamente e por isto não há clima para tentativa de um arrocho ainda maior como a tentativa de reinserção da CPMF… Está desconfortável para aumentar salários de políticos, quando o sofrido aposentado não é reconhecido por sua história e dedicação ao trabalho… A pressão popular e de instituições não permitiu que o STF derrubasse as prerrogativas do CNJ, que tem poder para controlar os juízes e tantas outras situações que tem demonstrado uma mudança nas atitudes em resposta a esta reação da população em geral.
Voltando à Rede Globo… Ela influiu na elaboração da Constituição… antecipa impeachment… Queda de parlamentares… ministros,  etc.
O momento atual é de profunda crise moral, descarada roubalheira, arrocho sem precedentes da classe média produtora, que gera os empregos e produz esta fabulosa receita. Sim, porque na pirâmide social, acima tem graúdos faturando alto, especulando os recursos, gerados pela fabulosa receita e mais abaixo, uma massa de manobrados, subsidiados, também por estes mesmos recursos, oriundos do nosso trabalho e o que é pior, estimulados a não trabalhar, sobrevivendo de esmolas sociais. (Leia-se: explícita compra de consciências).
País que investe em educação de qualidade e valorização do professor, não necessita distribuir esmolas, porque naturalmente os demais indicativos tendem a se nivelar automaticamente.
Em momentos como este, a rede Globo produz o personagem Pereirão, não só para reforçar a ética e a valorização pessoal, mas como um modelo de moralidade e princípios, que alimenta a índole honesta e batalhadora das pessoas comuns, sobretudo os trabalhadores mais humildes.
A inspiração, que deu o título a este meu desabafo, foi uma recente minisérie onde percebi claramente, como uma tacada da Rede Globo, antecipando rumos para este maltratado País.
O hipotético presidente da minisérie é uma pessoa comum, um homem com seus problemas pessoais, familiares, com o cotidiano dentro da média das famílias brasileiras.
Mas, com uma grande diferença. Não se desviou dos princípios que nutria em relação ao compromisso público. Era um deputado federal, presidente da Câmara, combativo e que fazia uma ferrenha e  sistemática oposição ao então extremamente corrupto “e suposto” governo brasileiro (qualquer semelhança com fatos ou situações atuais ou passado recente é mera coincidência).
Devido a acidentes e por uma determinação constitucional de morte de titular, ele tem que assumir a presidência do Brasil e o faz com muita firmeza, sem nenhum desvio da sua convicção meridiana de conduta pública e retidão na condução dos interesses da maioria da população… Seus inimigos, também  fictícios, brecados em suas manobras, descobertos em suas sistemáticas maracutaias, armavam de tudo para derrubá-lo, mas felizmente, colecionavam derrotas em confronto com as verdades e o reconhecido apoio popular.
Poderíamos nominar a oposição do fictício governo brasileiro com figuras reais e carimbadas do nosso Congresso de hoje, eminências que gravitam em torno do poder, que ainda estão aí atendendo unicamente aos seus interesses pessoais de poder e manipulação dos recursos que deveriam ser destinados ao bem estar da população.
Rezo para que esta seja, mais uma vez, uma pré-anunciação, onde a rede Globo antecipa novos caminhos de decência e resultados positivos reais ao nosso País… Uma presidente em meio a este contaminado sistema, certamente teve que ceder a algumas pressões, para chegar onde está mas, aos poucos, parece que tenta dar um novo rumo, não com soluções radicais, mas com um comando firme e sério… Confesso que, até o momento, a presidente me surpreende com atitudes que pensei não seria capaz.

(*) Elmo Bertinetti é médico em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Atletas de MT conquistam título de vice-campeão em Mundial de Futsal na China

A equipe de futsal de Mato Grosso conquistou o título de vice-campeã no Mundial Universitário, em Shanghai, na China....
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img